/cursos/presencial/graduacao/educacao-fisica/ 341 36 Educação Física Graduação

Formação: Bacharelado ou Licenciatura

Modalidade: Presencial

Período: Diurno ou Noturno

Duração: 4 anos

Vagas: 120

Educação Física

O Curso

O Educador Físico é considerado o profissional do futuro, pois cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a saúde. Atento a isso, o curso de Educação Física da Uniara tem como meta preparar o profissional para trabalhar nos diferentes campos desta área.

A opção pelo Bacharelado ou pela Licenciatura deve ser feita no ato da matrícula, facultando ao aluno a migração de área durante o primeiro ano. Para isso, ele deve solicitar a troca à Instituição, mediante ofício, ficando sujeito às adaptações cabíveis. Havendo interesse nas duas formações, o aluno deverá concluir primeiramente uma das formações, e ingressar novamente no primeiro ano, mediante seletiva institucional, e solicitar as equivalências das disciplinas comuns.

As Práticas Pedagógicas e os estágios são cumpridos na área específica de formação. Desta forma, os pretendentes ao curso de Licenciatura serão encaminhados para a formação escolar, enquanto os pretendentes ao curso de Bacharel, para os estágios e práticas fora do ambiente escolar.

Os alunos deverão ainda enriquecer sua formação ao atender às diretrizes curriculares do MEC. Isso ocorre através de Atividades Complementares, de acordo com o regulamento específico para sua formação.

O curso de Educação Física da Uniara forma profissionais capazes de atuar junto à comunidade e executar programas de atividades físicas e esportivas nos diferentes segmentos da área. O curso foi implantado em 1999 com uma proposta moderna e professores Especialistas, Mestres e Doutores, com amplo domínio dentro de suas respectivas disciplinas.

Mercado de Trabalho

No curso de Bacharel em Educação Física, o aluno conta com a formação para atuar em clínicas, academias, clubes, spas, esporte de formação e de rendimento e como personal training. O curso tem a duração de quatro anos, no período noturno, inclusive com aulas aos sábados, no período vespertino.

No curso de Licenciatura, o aluno pode atuar no ensino formal, no ensino público ou privado. Com um currículo voltado para a preparação e intervenção pedagógica no período noturno, neste curso também há aulas aos sábados, no período vespertino.

Matriz Curricular

Qual matriz curricular você deseja ver:

Bacharelado Licenciatura

Bacharelado

  • Anatomia Humana I;
  • Anatomia Humana II;
  • Aprendizagem Motora I;
  • Aprendizagem Motora II;
  • Atividade Física e Nutrição I;
  • Atividade Física e Nutrição II;
  • Atividade Física para Grupos Especiais I;
  • Atividade Física para Grupos Especiais II;
  • Atividade Física Personalizada;
  • Biomecânica dos Exercícios Físicos I;
  • Biomecânica dos Exercícios Físicos II;
  • Bioquímica I;
  • Bioquímica II;
  • Cinesiologia I;
  • Cinesiologia II;
  • Crescimento e Desenvolvimento I;
  • Crescimento e Desenvolvimento II;
  • Cultura e Cidadania;
  • Direitos Humanos;
  • Educação Física Adaptada I;
  • Educação Física Adaptada II;
  • Empreendedorismo;
  • Epidemiologia no Esporte;
  • Esportes de Aventura;
  • Esportes de Raquete e Tabuleiro;
  • Esportes Paralímpicos;
  • Fisiologia do Exercício I;
  • Fisiologia do Exercício II;
  • Fisiologia Humana I;
  • Fisiologia Humana II;
  • Fundamentos da Dança e Folclore;
  • Fundamentos das Lutas;
  • Fundamentos Didáticos e Pedagógicos I;
  • Fundamentos Didáticos e Pedagógicos II;
  • Fundamentos do Futebol;
  • Fundamentos do Voleibol;
  • Gerenciamento e Marketing no Esporte;
  • Ginástica em Academia e Laboral I;
  • Ginástica em Academia e Laboral II;
  • Ginástica Geral I;
  • Ginástica Geral II;
  • Gramática e Interpretação de Textos;
  • Higiene e Socorros de Urgência;
  • Introdução à Educação Física I;
  • Introdução à Educação Física II;
  • Lazer I;
  • Lazer II;
  • Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS;
  • Medidas e Avaliação I;
  • Medidas e Avaliação II;
  • Musculação no Esporte e Saúde I;
  • Musculação no Esporte e Saúde II;
  • Neuroanatomia;
  • Organização em Educação Física I;
  • Organização em Educação Física II;
  • Psicologia I;
  • Psicologia II;
  • Relações Étnico Raciais e Multiculturalismo;
  • Seminário de Monografia I;
  • Seminário de Monografia II;
  • Sociologia;
  • Técnica de Estudos e Pesquisa I;
  • Técnica de Estudos e Pesquisa II;
  • Teoria e Prática do Atletismo I;
  • Teoria e Prática do Atletismo II;
  • Teoria e Prática do Basquete I;
  • Teoria e Prática do Basquete II;
  • Teoria e Prática do Handebol I;
  • Teoria e Prática do Handebol II;
  • Teoria e Prática dos Esportes Aquáticos I;
  • Teoria e Prática dos Esportes Aquáticos II;
  • Treinamento Desportivo I;
  • Treinamento Desportivo II.

Licenciatura

  • Anatomia Humana I;
  • Anatomia Humana II;
  • Aprendizagem Motora I;
  • Aprendizagem Motora II;
  • Atividade Física e Nutrição I;
  • Atividade Física e Nutrição II;
  • Atividade Física para Grupos Especiais I;
  • Atividade Física para Grupos Especiais II;
  • Biomecânica dos Exercícios Físicos I;
  • Biomecânica dos Exercícios Físicos II;
  • Bioquímica I;
  • Bioquímica II;
  • Cinesiologia I;
  • Cinesiologia II;
  • Crescimento e Desenvolvimento I;
  • Crescimento e Desenvolvimento II;
  • Cultura e Cidadania;
  • Direitos Humanos;
  • Educação Física Adaptada I;
  • Educação Física Adaptada II;
  • Educação Física na Educação Básica I;
  • Educação Física na Educação Básica II;
  • Empreendedorismo;
  • Epidemiologia no Esporte;
  • Esportes de Aventura;
  • Esportes de Raquete e Tabuleiro;
  • Esportes Paralímpicos;
  • Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I;
  • Estrutura e Funcionamento da Educação Básica II;
  • Fisiologia do Exercício I;
  • Fisiologia do Exercício II;
  • Fisiologia Humana I;
  • Fisiologia Humana II;
  • Fundamentos da Dança e Folclore;
  • Fundamentos das Lutas;
  • Fundamentos Didáticos e Pedagógicos I;
  • Fundamentos Didáticos e Pedagógicos II;
  • Fundamentos do Futebol;
  • Fundamentos do Voleibol;
  • Gerenciamento e Marketing no Esporte;
  • Ginástica Geral I;
  • Ginástica Geral II;
  • Gramática e Interpretação de Textos;
  • Higiene e Socorros de Urgência;
  • Introdução à Educação Física I;
  • Introdução à Educação Física II;
  • Lazer I;
  • Lazer II;
  • Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS;
  • Medidas e Avaliação I;
  • Medidas e Avaliação II;
  • Neuroanatomia;
  • Organização em Educação Física I;
  • Organização em Educação Física II;
  • Psicologia I;
  • Psicologia II;
  • Relações Étnico Raciais e Multiculturalismo;
  • Seminário de Monografia I;
  • Seminário de Monografia II;
  • Sociologia;
  • Técnica de Estudos e Pesquisa I;
  • Técnica de Estudos e Pesquisa II;
  • Teoria e Prática do Atletismo I;
  • Teoria e Prática do Atletismo II;
  • Teoria e Prática do Basquete I;
  • Teoria e Prática do Basquete II;
  • Teoria e Prática do Handebol I;
  • Teoria e Prática do Handebol II;
  • Teoria e Prática dos Esportes Aquáticos I;
  • Teoria e Prática dos Esportes Aquáticos II;
  • Treinamento Desportivo I;
  • Treinamento Desportivo II.

Corpo docente

Coordenação

Maurício Tadeu Frajácomo possui graduação em Educação Física (1981) pela Fundação Educacional de São Carlos - FESC, em Pedagogia (2009) pelas Faculdades de Pinhais - FAPI e especialização (1999) em Treinamento e Técnico Desportivo pela Fundação Padre Albino. É mestre em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (2008) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Tem especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (2012) pela Universidade de São Paulo - USP. Especialização em Gestão Escolar (2012) e também em Educação Física Escolar (2014) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 1983.
http://lattes.cnpq.br/4482863493906574

Docentes

Aline Basso possui graduação em Bacharelado em Educação Física (2008) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e graduação em Licenciatura em Educação Física (2007) pela mesma instituição. É mestre em Educação Especial (2011) pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial também pela UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/2356593038737074

Ana Cristina Alves Lima possui graduação em Psicologia (2000) pela Pontifícia Universidade Católica - PUC Campinas e mestrado em Psicologia Escolar (2003) pela mesma Instituição. É doutoranda em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FIlho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2004.
http://lattes.cnpq.br/8173096954364924

André Henrique Chabariberi Capi possui graduação em Educação Física (1996) pela Fundação Educacional de São Carlos, especialização em Atividade Física e Saúde (2000) pela Universidade de Franca - UNIFRAN e mestrado em Lazer e Esporte (2006) pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. É doutorando em Estudos do Lazer pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Ministra aulas no ensino superior desde 2005.
http://lattes.cnpq.br/9051895296492434

Camila Gorla Nogueira possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara (2010) e especialização em Fisioterapia Desportiva pela Universidade Federal de São Paulo (2012). Atualmente cursa pós-graduação em Fisioterapia no Trabalho.
http://lattes.cnpq.br/5715696998920224

Cássio Mascarenhas Robert Pires possui graduação em Educação Física (1990) pela Escola de Educação Física de São Carlos - FESC, especialização em Treinamento Desportivo - Ciências do Esporte (1993) pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP e em Ciências do Esporte (1993) pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É mestre em Ciências Fisiológicas (2000) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É doutor (2015) em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1996.
http://lattes.cnpq.br/9119321844772718

Darwin Ianuskiewtz possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Fundação São Carlos, em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e doutorado em Educação Escolar pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 1999.
http://lattes.cnpq.br/7310481558346315

Eduardo Ferreira de Barros possui graduação em Educação Física pela Faculdade Educacional de São Carlos - FESC, especialização em Administração Esportiva (2000) pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - UniFMU. Ministra aulas no ensino superior desde 2002.
http://lattes.cnpq.br/2923716880095727

Fábio Tadeu Reina possui graduação em Educação Física pela Faculdade Educacional de São Carlos, mestrado e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2005.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7399060665376872

Gilberto Paganini Marin possui graduação em Educação Física pela Faculdade Educacional de São Carlos, especialização em Técnico Desportivo - Basquetebol - pela Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 1999.
http://lattes.cnpq.br/9992139427534715

Gislane Lilian Martins Pierri possui graduação em Farmácia Bioquímica - modalidade Análises Clínicas e Toxicológicas (1991) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. É especialista em Gestão Sanitária (2001) pela Universidade de São Paulo - USP e em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde (2007) pela Universidade Santo Amaro - UNISA. Ministra aulas no ensino superior desde 1996.
http://lattes.cnpq.br/6922669866456922

Henrique Sanioto é graduado em Pedagogia pela Universidade São Luís (2007) e em Educação Física pela Fundação Educacional de São Carlos (1993). Tem mestrado em Educação Física (2005) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
http://lattes.cnpq.br/3685920410018128

Janaina Ferri Cintrão possui graduação em Ciências Sociais (1983) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, e em Geografia (1984) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales, mestrado (1990) e doutorado (1999) em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1993.
http://lattes.cnpq.br/6143087792238091

Juliana Constâncio Bolini possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2009.
http://lattes.cnpq.br/9323299663203625

Marcos L. T. de Oliveira Amaro possui graduação em Educação Física pela Faculdade Educacional de São Carlos especialização em Fisiologia do Exercício pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
http://lattes.cnpq.br/5673819528132217

Marisa Chahud possui graduação em Química (1984) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado (1993) e doutorado (1997) em Química Analítica pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 1994.
http://lattes.cnpq.br/4874787799490490

Renata Goulart Pestana possui graduação em Dança (1998) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e especialização em Estudos Contemporâneos em Dança (2006) pela Universidade Federal da Bahia - UFBA/FAV. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança. É artista docente. Atua como professora na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira desde sua fundação em 2002, no Centro Universitário Uniara desde 2011 e dirige o Núcleo de Dança Renata Pestana desde 2011, todos sediados em Araraquara, SP. Ministra aulas no ensino superior desde 2011.
http://lattes.cnpq.br/5154372578480702

Sandra Mara Leão possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física (1988) pela Fundação Educacional de São Carlos - FESC. Atua como Técnica de equipe de Voleibol adulta de alto rendimento - Uniara/AFAV desde 2005. Tem experiência na área de Educação Física Adaptada, com ênfase em Treinamento Desportivo. Especialização em Treinamento e Técnico Desportivo pela ESEFD de Catanduva. Técnico nível III pela Confederação Brasileira de Voleibol CBV. Ministra aulas no ensino superior desde 2007.
http://lattes.cnpq.br/1944013520541160

Silmar Alexandre Barbisan possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Moura Lacerda, especialização em Treinamento Desportivo pela Fundação Padre Albino de Catanduva e mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP Ministra aulas no ensino superior desde 2005.
http://lattes.cnpq.br/3112010656214909

Silmara Cristina Lazarini é bacharel e licenciada em Educação Física (2007) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Graduada em Pedagogia com Habilitação em Gestão Escolar (2009) Faculdades de Pinhais - FAPI. Graduada em Nutrição (2012) também pela Uniara. Especialista em Nutrição, Atividade Física e Qualidade de vida (2010) também pela Uniara. É integrante do grupo de pesquisa Química Medicinal e Medicina Regenerativa - QUIMMERA e bolsista FUNADESP. Mestranda no Programa de Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal do Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/7987248199205915

Silvia Helena Ferreira Fortes Bassi possui graduação em Pedagogia (1986) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado (2000) e doutorado (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2002.
http://lattes.cnpq.br/1060940887444308

Sonia Aparecida Gonçalves Pinotti possui graduação em Pedagogia (1963), especializações em Psicologia (1964 e 1999) e mestrado (2003) em Psicologia Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1971.
http://lattes.cnpq.br/2328474216084432

Wilson Rosendo Tellaroli possui graduação em Educação Física (1990) pela Fundação Educacional De São Carlos - FESC. Tem especialização em preparação fisica desportiva (1996) pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. É professor efetivo da Rede Estadual de Ensino Governo do Estado de São Paulo, concurso realizado em 2007. Professor Efetivo da Rede Municipal de Educação de Araraquara, desde 2009. Coordenador do Projeto Escolinhas de Esportes de 2001 até 2008 da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Ministra aulas no ensino superior desde 1999.
http://lattes.cnpq.br/5222718393787242

Vestibular

INICIAR INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR

Data da Prova 

21/10/2017 (das 14h às 16h)

Prazo de Inscrição

Na Uniara: de 14/08/2017 até 16/10/2017 (22:00 h)
Na Internet: de 14/08/2017 até 16/10/2017 (23:59 h)

Taxa de inscrição

SAIBA MAIS SOBRE O VESTIBULAR

Aguarde mais informações.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Dúvidas

Deixe sua mensagem abaixo:


Utilizamos o RECAPTCHA como medida de segurança no envio de mensagens através do nosso site. Caso você tenha dúvidas sobre a utilização desse sistema, clique aqui e saiba mais sobre o RECAPTCHA.

Atividades

O profissional de Educação Física pode exercer diferentes atividades dentro da extensa gama oferecida. Tanto no sentido individual, por meio da orientação personalizada, quanto coletiva, atuando em academias, clubes esportivos e escolas de iniciação esportiva. Atualmente, é notável a importância do Educador Físico na qualidade de vida da sociedade, além de conquistar importante espaço em pesquisa e pós-graduação.

Campo de Atuação

O profissional de Educação Física pode atuar em:

  • Clubes esportivos;
  • Academias;
  • Escolas de iniciação esportiva;
  • Redes hoteleiras;
  • Spas;
  • Orientação postural em empresas (ginástica laboral);
  • Assessorias de esportes e lazer em prefeituras;
  • Magistério.

Convênios

  1. Academias de Ginástica e Musculação:
    • Piscinão Academia;
    • Academia Trainer;
    • Academia Boa Forma;
    • MD Pró Forma;
    • Academia Health Club.
  2. Colégio Progresso Araraquara
  3. Sesc
  4. Sesi
  5. Prefeitura Municipal

Estágios

Os estágios são realizados em locais conveniados com a Uniara, como:

  • Prefeitura Municipal;
  • Clubes esportivos;
  • Sesc;
  • Sesi;
  • Academias conveniadas;
  • Empresas conveniadas;
  • Centros comunitários;
  • Laboratórios de esforço físico;
  • Escolas da rede pública e privada, no caso do curso de Licenciatura.

Os alunos apresentam relatório mensal das atividades realizadas ao Coordenador de Estágio, o Prof. Dr. Darwin Ianuskiewtz.

Extensão

Os alunos do curso de Educação Física da Uniara fazem parte de alguns importantes projetos da comunidade local, como:

Projeto Criança no Esporte

Realizado bimestralmente em parceria com o Sesc e Secretaria de Esportes do município de Araraquara, permite que alunos das escolinhas de esportes recebam instruções de iniciação esportiva em diferentes modalidades, supervisionados pelos docentes da Instituição.

Projeto Corpo de Bombeiros

Realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros de Araraquara, atende meninos de 9 a 14 anos em situação de risco. Todas as terças e quintas-feiras, os alunos de 3º e 4º anos realizam diversas atividades de iniciação esportiva com as crianças no período da manhã e da tarde, supervisionados pelo coordenador do curso Prof. Ms. Mauricio Tadeu Frajácomo. Neste projeto os alunos do curso de Bacharel cumprem parte dos estágios curriculares.

Tendências

A democratização e a melhoria da qualidade de vida da população vêm acontecendo num contexto marcado por profundas mudanças nas expectativas da sociedade brasileira. O avanço e a incorporação do sedentarismo, proporcionado pela moderna tecnologia, criam necessidades de serviços no campo da Educação Física cada dia mais diferenciados. Quanto mais consolidado o processo democrático do país, mais se fortalecem os direitos da cidadania e mais se amplia o reconhecimento da importância dos serviços no campo da Educação Física para o bem estar de toda população.

Infraestrutura

Os laboratórios utilizados pelos alunos do curso de Educação Física são modernos, contendo toda infraestrutura necessária para uma boa formação acadêmica.

Constam, na Instituição, os seguintes laboratórios:

  • Laboratório de Anatomia
    (utilizado pelos alunos no 1º ano do curso)
  • Laboratório de Bioquímica
    (utilizado pelos alunos no 1º ano do curso)
  • Laboratório de Cinesiologia
    (utilizado pelos alunos no 2º ano do curso)
  • Laboratório de Medidas e Avaliação
    (utilizado pelos alunos no 3º ano do curso)
  • Laboratório de Biomecânica
    (utilizado pelos alunos no 4º ano do curso)
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /cursos/presencial/graduacao/educacao-fisica/