/cursos/presencial/graduacao/design-de-moda/ /cursos/presencial/graduacao/design-de-moda/ 362 77 Design de Moda Graduação

Formação: Tecnológico

Modalidade: Presencial

Período: Noturno

Duração: 3 anos

Vagas: 80

Design de Moda

O Curso

Selo Nota 4 MEC

A atual visibilidade da área de Moda no mundo do Design, na indústria e nos negócios, requer profissionalização cada vez mais adequada às realidades do setor.

A Moda, como matéria prima, expõe a cultura milenar da construção têxtil fazendo parte do importante ciclo industrial e artesanal. Produzida em diversas culturas e para diversas culturas, países e regiões, usufruindo de meios como a agricultura, pecuária, sericicultura, piscicultura e extrativismo, sendo peça importante no “maquinário” da economia mundial.

A cadeia têxtil, por sua vez, contempla empresas de todos os portes, também classificadas como verticalizadas, terceirizadas e prestadoras de serviço. São empresas atuantes principalmente nas linhas de produção, beneficiamentos (estamparia, tintura, lavanderia, aplicações e bordados) bem como em logística, exportação e importação.

Conceitos sobre Moda são encontrados em diversas áreas do conhecimento. A indumentária de alta costura, por exemplo, é representada por uma construção complexa, artesanal, sendo poeticamente representada em formas, texturas e cores, uma referência artística. Como uma tela, uma música ou uma dança, a Moda oferece ao observador/admirador, questões de existência humana, representações culturais, alusões de ideais, originalidade, identidade, sentimentos e reflexões sobre assuntos diversos.

O vestuário faz parte da vida humana e assume uma importância ímpar em suas diferentes dimensões e funções, tanto na sua função mais básica de proteção, quanto em todas as demais: gerar identidade, emitir mensagem sobre o indivíduo que o utiliza, uniformizar e padronizar identidades, diferenciar-se, exprimir e de comunicar sua personalidade imprimindo um estilo próprio.

No comércio, a Moda detém uma grande fatia do consumo mundial, nacional, regional e local, tanto nos setores de atacado, como nos setores de varejo e ainda nos setores de serviço onde são aplicados os conhecimentos como pesquisas de mercado, direcionamento do produto, pesquisas de tendências, referências históricas, marketing, editoriais, fotografia, produção gráfica, etc.

A multiplicidade que a Moda oferece à educação e ao conhecimento, constata-se uma acentuada convergência entre o design, sejam elas na busca de referências visuais ou estéticas, na criação de objetos e mensagens tendo em conta aspetos técnicos, comerciais, sustentados por um plano, projeto ou na busca de metodologias que permitam sistematizar e integrar processos produtivos no desenvolvimento de produtos que melhoram a qualidade de vida do ser humano.

Diante deste cenário mercadológico e educacional, o Centro Universitário de Araraquara - Uniara, consciente de que as novas tecnologias em moda prenunciam a exigência de uma nova organização do conhecimento para atender a uma sociedade de consumo cada vez mais exigente, investe na formação de um profissional apto a desempenhar seu papel em todos os âmbitos de atuação, optando pela implantação do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda.

Conhecer, entender, interagir e promover o desenvolvimento econômico e cultural com responsabilidade social, é um princípio fundamental do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda implantando em fevereiro de 2009.

Mercado de Trabalho

A Moda é um setor de extensas possibilidades profissionais, entre as quais:

  • Estilismo de Moda para marcas;
  • Editorias de Moda para revistas;
  • Prestação de Serviços para: shoppings, indústrias, confecções, agências de Publicidade e Propaganda;
  • Planejamento e Organização de eventos;
  • Coordenação de coleções para indústria ou varejo;
  • Compras para revendedores atacadistas e varejistas, Fotografia Publicitária e Videomaker de Moda, Programação Visual - Vitrinista ou Merchandising Visual;
  • Produção de Moda - para TV, revista, desfiles, mostras, exposições, anúncios, editoriais, etc;
  • Tecnologia Têxtil, Modelagem, Design & Costura - Controle de Qualidade;
  • Gerência de Produtos;
  • Gerência de Vendas;
  • Gestão de Negócios da Moda.

Matriz Curricular

  • Antropometria e Tecnologia da Confecção;
  • Beneficiamento Têxtil;
  • Branding de Moda*;
  • Comportamento e Consumo de Moda*;
  • Consultoria de Moda*;
  • Criação, Planejamento e Desenvolvimento de Coleções;
  • Criatividade, Inovação e Sustentabilidade;
  • Cultura e Sociedade;
  • Desenho da Figura Humana;
  • Desenho de Ilustração de Moda;
  • Desenho de Moda;
  • Desenho de Moda Vetorizado;
  • Desenho Técnico do Vestuário;
  • Design Contemporâneo;
  • Design de Acessórios;
  • Design de Estampas;
  • Design e Cultura;
  • Designers de Moda no Brasil;
  • Edição Fotográfica;
  • Empreendedorismo*;
  • Estudo da Cor, Forma e Harmonia;
  • Eventos de Moda;
  • Ficha Técnica Digital;
  • Figurino;
  • Fotografia de Moda;
  • Gerenciamento de Produtos*;
  • História da Arte I;
  • História da Arte II;
  • História da Indumentária, Estética e Linguagem;
  • História da Moda nos Séculos XX e XXI;
  • Imagem Pessoal;
  • Jornalismo de Moda;
  • LIBRAS (Optativa);
  • Marketing Aplicado ao Design*;
  • Materiais e Processos Têxteis;
  • Metodologia de Projetos para o Design;
  • Moda Sustentável;
  • Modelagem Industrial I;
  • Modelagem Industrial II;
  • Moulage;
  • Pesquisa de Moda - Collhunting;
  • Portfólio Digital;
  • Produção Textual;
  • Semiótica Aplicada ao Design;
  • Teorias da Comunicação;
  • Varejo de Moda*;
  • Varejo Digital*;
  • Visual Merchandising*.

*As disciplinas sinalizadas com o asterisco são componentes do módulo qualificador em Varejo de Moda.

Corpo docente

Coordenação

Vivian Huss possui título de especialista em Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina e título de bacharel em Moda pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Desde 2000 atua como profissional de moda.
http://lattes.cnpq.br/8919874318831695

Docentes

Daniel dos Santos Robledo é graduado em Desenho Industrial (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, especialista em Design Gráfico (2009) pela Universidade de São Paulo - USP e mestre em Comunicação e Semiótica (2013) pela Pontifícia Universidade Católica. Possui experiência de 10 anos de atuação em agências de design e publicidade, atuando como diretor de criação de 2009 a 2014. Tem experiância nas áreas de Comunicação, Design e Ilustração.
http://lattes.cnpq.br/4596789099911809

Gleidson Gouvêa da Silva possui graduação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Araraquara(2008). Atualmente é Professor Assistente I do Centro Universitário de Araraquara e Designer Interativo da SMASH COM. Tem experiência na área de Comunicação.
http://lattes.cnpq.br/7300334818793769

Grace Lis Proença Meireles Camargo Barreto possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP e especialização em Gestão, Comunicação e Eventos pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2010.
http://lattes.cnpq.br/2393532330106004

Luciana Sperdutti Lima possui graduação em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia, e especialização em Arte e Criatividade: Modalidade de Criação, pela Universidade de Franca - UNIFRAN. Ministra aulas no ensino superior desde 1996.
http://lattes.cnpq.br/477222104594710

Luis Carácio Junior possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e especialização em Gerenciamento de Marketing pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Ministra aulas no ensino superior desde 2000.
http://lattes.cnpq.br/7652336979830536

Marília Paula de Almeida Gonzaga é graduada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina e pós-graduada em Criação de Imagem e Styling de Moda pelo Senac. Ministra a disciplina Desenho de Moda.
http://lattes.cnpq.br/7194400658102403

Nádia Pizzolitto possui bacharelado em Turismo (2002) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara, especialização em Administração e Organização de Eventos (2004) pelo Centro Universitário SENAC - Águas de São Pedro, e em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria (2008) pela Universidade de São Paulo - USP. É mestre em Ciências Nutricionais (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
http://lattes.cnpq.br/9461475887897379

Natália Castelli Bulzoni possui bacharelado em Negócios da Moda (2011) pela Universidade Anhembi Morumbi. Fez intercâmbio para cursar Negócios da Moda (2010) pela Universidad Europea De Madrid. Possui especialização em Design de Calçados e Bolsas (2014) pelo Istituto Europeo Di Design - IED e é mestranda em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.
http://lattes.cnpq.br/9678361216058536

Stela Maria Muneiro Belle possui bacharelado em Moda pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL. É mestre em Educação (2013) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e é doutoranda em Educação pela mesma Instituição.
http://lattes.cnpq.br/7465894294636982

Viviane Xavier Ferreira é graduada em Engenharia Industrial Têxtil pelo Senai-Cetiqt e pós-graduada em Gerenciamento de Marketing pelo INPG. Ministra a disciplina Tecnologia Têxtil.
http://lattes.cnpq.br/3821108662940293

Vestibular

INICIAR INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR

Data da Prova 

25/01/2017 (19 h às 21 h)

Prazo de Inscrição

Na Uniara: de 16/01/2017 até 23/01/2017 (22:00 h)
Na Internet: de 16/01/2017 até 23/01/2017 (23:59 h)

Taxa de inscrição

Gratuita

SAIBA MAIS SOBRE O VESTIBULAR

Aguarde mais informações.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Dúvidas

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Blog de Moda

Coordenação

Coordenador(a)

Profª. Vivian Huss

Contato

designdemoda@uniara.com.br

Agenda

De Segunda a Sexta-feira
Horário Local
14h - 21h Sala da Coordenação

*Caso não esteja na sala de coordenação, é possível que esteja resolvendo pendências, lecionando ou repondo aulas.

Instalações

Salas-ambiente do curso

Na Unidade VII (Centro de Moda), são utilizados os seguintes laboratórios didáticos especializados:

  • Ateliê de Criatividade / Modelagem;
  • Laboratório de Experimentação Têxtil - Labtex;
  • Laboratório de Costura;
  • Espaço da Vitrina;
  • Tecidoteca;
  • Laboratório de Desenho.

O curso conta ainda com a disponibilidade de utilização, na Unidade I, de:

  • Laboratórios de informática (II e III);
  • Estúdio de fotografia.
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Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
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