/cursos/presencial/graduacao/biomedicina/ /cursos/presencial/graduacao/biomedicina/ 335 125 Biomedicina Graduação

Formação: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Período: Diurno ou Noturno

Duração: 4 anos

Vagas: 70

Biomedicina

O Curso

O curso de Biomedicina surgiu da necessidade de expandir e aprimorar as ciências que buscam conhecer o homem em sua complexidade e suas inter-relações com o ambiente que o cerca. Para isso, foi criado um profissional conhecedor da fisiologia do corpo humano, das alterações patológicas quando este já não se encontra em perfeita harmonia ou é agredido. O biomédico domina as técnicas capazes de complementar o diagnóstico clínico, o tratamento e a prevenção de doenças.

O curso de Biomedicina da Uniara tem uma grade curricular coerente com a realidade científica atual e um corpo docente altamente qualificado. As disciplinas abrangem várias áreas do conhecimento, como Biológicas, Exatas, Humanas e Sociais, além das específicas da Biomedicina. Atualmente, o curso oferece a habilitação em Análises Clínicas e é desenvolvido em período integral. Adota o regime escolar anual, com disciplinas anuais e semestrais. Foi implantado em 1999 e oferece 70 vagas. O prazo de integralização é de no mínimo quatro e no máximo sete anos.

Reconhecimento

Selo de Qualidade - Guia do Estudante 2016O reconhecimento da qualidade do nosso curso é simbolizado pelas três estrelas conferidas pelo Guia do Estudante da Editora Abril, confirmando a seriedade da Instituição em formar profissionais aptos a atuarem com destaque no mercado.

Mercado de Trabalho

O profissional biomédico estuda o funcionamento do corpo humano, as alterações sofridas por ele e as possíveis doenças, além de técnicas capazes de auxiliar no diagnóstico e na prevenção dos males que nos atingem. O profissional atua em diversas atividades complementares de diagnósticos, incluindo as análises clínicas, ambientais, de alimentos, imagens e outras. O mercado de trabalho do biomédico vem crescendo e atraindo jovens para a profissão, tanto na área de prestação de serviços quanto na área tecnológica, pela importância que a profissão vem ganhando nos últimos anos.

Matriz Curricular

  • Análises Ambientais;
  • Anatomia Humana I;
  • Anatomia Humana II;
  • Bacteriologia Clínica;
  • Bacteriologia I;
  • Bacteriologia II;
  • Banco de Sangue;
  • Bioestatística Aplicada;
  • Biofísica Aplicada;
  • Bioinformática;
  • Biologia Celular I;
  • Biologia Celular II;
  • Biologia Molecular I;
  • Biologia Molecular II;
  • Bioquímica Clínica e Enzimologia Clínica;
  • Bioquímica I;
  • Bioquímica II;
  • Bromatologia e Análises de Alimentos;
  • Cálculos Biomédicos;
  • Ciências Sociais Aplicadas à Saúde;
  • Citologia Oncótica (Citologia Esfoliativa);
  • Deontologia e Legislação;
  • Diagnósticos por Imagem;
  • Ecologia;
  • Estética e Cosmética;
  • Farmacologia;
  • Físico-química Aplicada;
  • Fisiologia Humana I;
  • Fisiologia Humana II;
  • Genética Humana;
  • Genética Médica;
  • Hematologia Clínica;
  • Hematologia I;
  • Hematologia II;
  • Histologia e Embriologia Humana I;
  • Histologia e Embriologia Humana II;
  • Imunologia Clínica;
  • Imunologia I;
  • Imunologia II;
  • Laboratório Clínico, Biossegurança e Controle de Qualidade;
  • LIBRAS (Optativa);
  • Língua Portuguesa;
  • Líquidos Corporais;
  • Marketing e Administração Aplicada;
  • Metodologia da Pesquisa Científica I;
  • Metodologia da Pesquisa Científica II;
  • Micologia Clínica;
  • Micologia I;
  • Micologia II;
  • Microbiologia I;
  • Microbiologia II;
  • Parasitologia;
  • Parasitologia Clínica;
  • Patologia dos Sistemas;
  • Patologia Geral;
  • Primeiros Socorros;
  • Psicologia Aplicada à Saúde;
  • Química Analítica Qualitativa e Instrumental;
  • Química Geral e Inorgânica;
  • Química Orgânica;
  • Saúde Pública;
  • Sistema Único de Saúde;
  • Tecnologia Genômica e Reprodução Assistida;
  • Terapias Alternativas;
  • Toxicologia Geral e Análises Toxicológicas I;
  • Toxicologia Geral e Análises Toxicológicas II;
  • Virologia I;
  • Virologia II.

Corpo docente

Coordenação

Orivaldo Pereira Ramos possui graduação em Ciências Biológicas - modalidade médica - pela Faculdade de Ciências da Saúde Barão de Mauá, mestre e doutor em Análises Clínicas pela Universidade Estadual Paulista UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1990.
http://lattes.cnpq.br/5667563731020845

Docentes

Adalberto Gonçalves Cunha é graduado em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas (1987) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Possui especialização em Histologia para Área de Saúde (2002) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2009) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 1996.
http://lattes.cnpq.br/6304342400576323

Adilson César Abreu Bernardi possui graduação em Farmácia e Bioquímica (1992) pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, aperfeiçoamento em Análises Clínicas (1994), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia (área de concentração Microbiologia Clínica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
http://lattes.cnpq.br/5280956129788239

Alfredo Di Vito Neto possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura Plena (1988) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e doutorado em Genética e Evolução (1994) pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 1998.
http://lattes.cnpq.br/3855880175314033

Ana Maria Logatti Tositto possui licenciatura em Psicologia (1987) pela Universidade de São Paulo - USP e mestrado (1998) em Saúde Mental pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 1999.
http://lattes.cnpq.br/2271987412380305

Cassia Teresa Ramelo Guerreiro possui bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado e doutorado (2001) em Química pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2001.
http://lattes.cnpq.br/2694178382132231

Cássio Mascarenhas Robert Pires possui graduação em Educação Física (1990) pela Escola de Educação Física de São Carlos - FESC, especialização em Treinamento Desportivo - Ciências do Esporte (1993) pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP e em Ciências do Esporte (1993) pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É mestre em Ciências Fisiológicas (2000) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É doutor (2015) em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1996.
http://lattes.cnpq.br/9119321844772718

Elisa Yumi Nakagawa possui bacharelado, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo - USP. É pós-doutora pela Fraunhofer Institute for Experimental Software Engineering. (2012). Ministra aulas no ensino superior desde 1999.
http://lattes.cnpq.br/7494142007764616

Flávia Berwerth Bellarde possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Fundação Educacional de Barretos - FEB -, especialização em Saúde Pública pela Universidade Estadual Paulista UNESP, mestrado e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Ministra aulas no ensino superior desde 2001.
http://lattes.cnpq.br/9144910185226941

Gislane Lilian Martins Pierri possui graduação em Farmácia Bioquímica - modalidade Análises Clínicas e Toxicológicas (1991) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. É especialista em Gestão Sanitária (2001) pela Universidade de São Paulo - USP e em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde (2007) pela Universidade Santo Amaro - UNISA. Ministra aulas no ensino superior desde 1996.
http://lattes.cnpq.br/6922669866456922

Júlia Maria de Oliveira Santos Gorla possui graduação em bacharelado e licenciatura plena em Letras - Habilitação Português e Inglês - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e mestrado em Letras - Área de concentração em Semiótica e Estudos Literários - pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2000.
http://lattes.cnpq.br/6629542399069653

Juliana da Silva Oliveira Faccio possui graduação em Biomedicina (2003) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara e mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia - Imunologia (2006) pela Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2008.
http://lattes.cnpq.br/1451164211652124

Márcia Alves Ferreira possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado em Ciências Biológicas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e doutorado em Ciências - área de concentração Bioquímica pela Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 1994.
http://lattes.cnpq.br/9274566004545023

Marcio Caruso possui graduação em medicina veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e especialização em Histologia e Anatomia Humana pela Faculdade de Odontologia da mesma Instituição. É mestre e doutor em Ciências Nutricionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. Em 2013 completa 21 anos de experiência no ensino superior.
http://lattes.cnpq.br/9968531693155664

Marco Roberto Guerreiro possui licenciatura e bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Tem mestrado e doutorado em Química pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2001.
http://lattes.cnpq.br/3733859102831249

Maria Bernadete da Silva Malara possui graduação em Matemática (1974) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e em Pedagogia (1979) pela Faculdade de Educação São Luis. É especialista em Álgebra Linear e Programação Linear (1976) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá, mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional (1994) pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos da Universidade de São Paulo - USP e doutora (2008) em Educação Matemática pela UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1991.
http://lattes.cnpq.br/1928357849675000

Maria Lucia Ribeiro possui graduação em bacharelado e licenciatura Plena em Química Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e doutorado em Química pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 1968.
http://lattes.cnpq.br/4093825086696897

Miriane da Costa possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, mestrado e doutorado em Análises Clínicas pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2002.
http://lattes.cnpq.br/4194759714450262

Patrícia Sigilló Mazzoni possui graduação em Farmácia Bioquímica (1998) pela Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS e mestrado em Análises Clínicas - Área de Hematologia (2004) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2006.
http://lattes.cnpq.br/6258654128154830

Renata Camacho Miziara possui graduação em Ciências Biológicas - modalidade médica - pelo Centro Universitário Barão de Mauá, mestrado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar - e doutorado em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2002.
http://lattes.cnpq.br/8873771246263644

Thalita Pedroni Formariz Pilon possui graduação em Farmácia Industrial pela Pontifícia Universidade Católica - PUCCAMP, mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. É especialista em Homeopatia pela Associação Farmacêutica de Araraquara (AFAR). Ministra aulas no ensino superior desde 2009.
http://lattes.cnpq.br/5096227747630693

Wilton Rogério Lustri possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, mestrado em Microbiologia Aplicada e doutor pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 1998.
http://lattes.cnpq.br/8058174156603507

Vestibular

INICIAR INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR

Data da Prova 

29/03/2017 (das 19 às 21 horas)

Prazo de Inscrição

Na Uniara: de 23/03/2017 até 29/03/2017 (15:00 h)
Na Internet: de 23/03/2017 até 29/03/2017 (15:00 h)

Taxa de inscrição

Gratuita

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Aguarde mais informações.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

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Instalações

Laboratórios de apoio ao ensino de conteúdos básicos

Laboratório de Física

Utilizado para as aulas práticas da disciplina de Fisiologia Humana II e para as atividades complementares da disciplina de Física. Possui resistores, capacitores, indutores, sensores térmicos, eletroscópios, gerador de Vand Graffcalorímetros, trilho óptico e lentes acrílicas, entre outros equipamentos.

Laboratório de Microscopia I (Biologia)

Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Histologia e Embriologia e Parasitologia. Possui as lâminas necessárias para os exames de ovário, glândula submandibular e sublingual, rim, útero, pulmão, coração, traquéia e esôfago, intestino e muitos outros.

Laboratório de Ciências Fisiológicas (Química I)

Laboratório de Ciências Fisiológicas (Química I) Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Fisiologia Humana II, Química Geral e Experimental, Bioquímica e Química Analítica Instrumental. Possui, entre outros equipamentos, balança analítica de precisão, destilador automático, estufa para esterilização e secagem, esfigmomanometro, estetoscópio e exaustor centrífugo em fiberglass, equipado com motor trifásico blindado de 220/380V, com dois metros de tubulação e duas curvas.

Laboratório de Ciências Morfológicas I (Anatomia I)

Utilizado para as aulas práticas da disciplina de Anatomia Humana. Possui, entre outros materiais, modelos analíticos humanos, modelos anatômicos não naturais e diversos materiais cirúrgicos e ferramentas usadas no laboratório.

Laboratório de Ciências Morfológicas II (Anatomia II)

Utilizado para as aulas práticas da disciplina de Anatomia Humana.

Laboratório de Apoio (Interlab)

Laboratório de Apoio (Interlab) Utilizado como apoio às atividades das ciências básicas e para o preparo de aulas. Possui exaustor centrífugo, lupas, destilador automático, câmara de Newbawer para contagem de células e geladeira duplex, entre outros equipamentos.

Laboratório de Farmácia (Química II)

Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Química Geral e Experimental, Química Analítica Instrumental e como apoio para demais atividades práticas do curso. Possui, entre outros equipamentos, agitador magnético com placa de aquecimento, balança analítica, chapa aquecedora elétrica, rotavapor, forno mufla e dispositivo para determinação de pontos de fusão.

Laboratórios de Informática I e II

Laboratórios de Informática I e II Utilizados para as aulas práticas das disciplinas de Matemática aplicada e Bioestatística e Bioinformática, além de servir de apoio para as demais disciplinas do curso.


Laboratórios de apoio ao ensino de conteúdos profissionalizantes gerais

Laboratório de Enfermagem

Utilizado para as aulas práticas da disciplina de Laboratório Clínico e Controle de Qualidade. Possui diversos manequins para ensino e treinamento, modelos anatômicos e equipamentos e artigos hospitalares.

Laboratório de Microscopia II

Laboratório de Microscopia II Utilizado como apoio para as aulas práticas das disciplinas que realizam microscopia: Histologia e Embriologia, Hematologia, Parasitologia, Microbiologia e Micologia. Possui 25 microscópios biológicos e 15 microscópios estéreo.

Laboratório de Microbiologia e laboratório de Bacteriologia e Micologia Clínica

Laboratório de Microbiologia e laboratório de Bacteriologia e Micologia Clínica Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Microbiologia, Bacteriologia, Micologia, Bacteriologia Clínica, Micologia Clínica e Estágios Supervisionados em Bacteriologia Clínica e Micologia Clínica.

Laboratório de Parasitologia e Laboratório de Líquidos Corporais e Parasitologia Clínica

Laboratório de Parasitologia e Laboratório de Líquidos Corporais e Parasitologia Clínica Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Parasitologia, Líquidos Corporais, Parasitologia Clínica e Estágios Supervisionados em Líquidos Corporais e Parasitologia Clínica.


Laboratórios de apoio ao ensino de conteúdos profissionalizantes específicos

Laboratório de Hematologia e Imunologia Clínica

Laboratório de Hematologia e Imunologia Clínica Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Imunologia, Hematologia, Imunologia Clínica, Hematologia Clínica e Estágios Supervisionados em Hematologia Clínica e Imunologia Clínica.

Laboratório de Bioquímica e Enzimologia Clínica

Laboratório de Bioquímica e Enzimologia Clínica Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Bioquímica, Bioquímica Clínica, Enzimologia Clínica e Estágio Supervisionado em Bioquímica e Enzimologia Clínica.

Laboratório de Microbiologia e Bacteriologia e Micologia Clínica

Laboratório de Microbiologia e Bacteriologia e Micologia Clínica Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Microbiologia, Bacteriologia, Micologia, Bacteriologia Clínica, Micologia Clínica e Estágios Supervisionados em Bacteriologia Clínica e Micologia Clínica.

Laboratório de Líquidos Corporais e Parasitologia Clínica

Laboratório de Líquidos Corporais e Parasitologia Clínica Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Parasitologia, Líquidos Corporais, Parasitologia Clínica e Estágios Supervisionados em Líquidos Corporais e Parasitologia Clínica.


Laboratórios disponíveis para pesquisa

Laboratório de Eletromiografia

Farmacologia Experimental e Análises Sensoriais. Possui microcomputadores e cabines de análise sensorial.

Biotério
Laboratório de Psicologia Experimental

Profissão

O profissional biomédico estuda o funcionamento do corpo humano, as alterações sofridas por ele e as possíveis doenças, além de técnicas capazes de auxiliar no diagnóstico e na prevenção dos males que nos atingem. O profissional atua em diversas atividades complementares de diagnósticos, incluindo as análises clínicas, ambientais, de alimentos, imagens e outras.

O mercado de trabalho do biomédico vem crescendo e atraindo jovens para a profissão, tanto na área de prestação de serviços quanto na área tecnológica, pela importância que a profissão vem ganhando nos últimos anos.

Projeto Pedagógico

Concepção e objetivos

O curso de Biomedicina surgiu da necessidade de expandir e aprimorar as ciências que buscam conhecer o homem em sua complexidade e suas inter-relações com o ambiente que o cerca. Para isso, foi criado um profissional conhecedor da fisiologia do corpo humano, das alterações patológicas quando este já não se encontra em perfeita harmonia ou é agredido. O biomédico domina as técnicas capazes de complementar o diagnóstico clínico, o tratamento e a prevenção de doenças.

O curso foi formulado no ano de 1966 atendendo à solicitação de diversas escolas médicas que propunham à formação de um profissional para atuação em docência e pesquisa, particularmente na área biomédica básica e não clínica, bem como nos serviços de diagnóstico e terapêuticos, tais como análises clínicas, hematológicas, citologia e radiologia.

Os objetivos do curso de Biomedicina da Uniara são preparar o acadêmico para entender a estrutura e o funcionamento do corpo humano, bem como o processo de equilíbrio corporal; capacitar o discente na compreensão dos processos patológicos gerais e clínicos frente à medicina interna, bem como dos princípios básicos de ação de drogas e fármacos; promover a conscientização dos cuidados com o ecossistema, bem como as análises das variáveis mantenedoras do meio ambiente saudável; treinar os acadêmicos na realização de exames de todas as esferas que envolvem a análise clínico-laboratorial voltada à clínica médica.

Perfil do egresso

O profissional formado pelo curso de Biomedicina da Uniara será:

  • Detentor de sólida fundamentação teórica da estrutura-função do organismo humano, dos mecanismos causais das doenças, dos princípios básicos de ação de drogas e fármacos, bem como da fundamentação teórico-prática dos métodos de investigação e de análise complementares de diagnóstico;
  • Motivado e capacitado para assumir um processo de educação permanente ou continuada, necessário para adaptar-se às modificações do mercado de trabalho que decorrem da evolução do conhecimento científico e tecnológico;
  • Dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permitam uma atuação consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana;
  • Capacitado para ser imediatamente absorvido pelos setores profissionais de saúde e tecnologia;
  • Capacitado a exercer, além das atividades técnicas pertinentes à profissão, o papel de educador, gerando e transmitido novos conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a sociedade como um todo;
  • Condutor de todas as suas atividades profissionais dentro do mais alto rigor científico, ético e moral.
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