/cursos/presencial/graduacao/biologia/ /cursos/presencial/graduacao/biologia/ 336 31 Biologia Graduação

Formação: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Período: Noturno

Duração: 4 anos

Vagas: 90

Biologia

O Curso

O profissional da biologia pode atuar em diversas áreas do conhecimento. Por esse motivo, o campo de atuação é considerado diversificado, amplo e crescente. O biólogo é o profissional que pesquisa e cuida da vida do Planeta, estuda os princípios gerais de como os seres vivos funcionam e se organizam. Dessa forma, o campo de atuação é considerado diversificado, crescente e em transformação contínua.

Atento a isso, o curso de Biologia da Uniara prepara o profissional aliando ao conteúdo teórico-prático várias atividades que complementam sua formação. O curso de Ciências Biológicas da Uniara tem por finalidade formar biólogos profissionais, oferecendo o curso no período noturno, com a duração de quatro anos. São oferecidas duas possibilidades aos alunos: o Bacharelado em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais e a Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.

Reconhecimento

Selo de Qualidade - Guia do Estudante 2016O reconhecimento da qualidade do nosso curso é simbolizado pelas três estrelas conferidas pelo Guia do Estudante da Editora Abril, confirmando a seriedade da Instituição em formar profissionais aptos a atuarem com destaque no mercado.

Mercado de Trabalho

O Biólogo pode atuar em pesquisa básica nas diversas áreas das Ciências Biológicas e investigar todos os organismos existentes, dos mais simples aos mais complexos. Para isso, estuda-se durante o curso de graduação, vegetais, microrganismos, morfologia, anatomia, fisiologia, estrutura genética, hábitos em cativeiro e no habitat. Além de examinar os seres vivos, também investiga sua aplicação, acompanha seu emprego e utilização na fabricação de bebidas e alimentos.

A biotecnologia e as medidas de proteção ao meio ambiente ampliaram grandemente seu campo de atuação. É de sua responsabilidade realizar perícias, emitir, elaborar e assinar laudos técnicos sobre o impacto no meio ambiente de obras e fábricas, bem como formular e desenvolver estudos relacionados à preservação, saneamento, melhoramento e restauração do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos. Além disto, o graduado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é habilitado a lecionar Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio.

Matriz Curricular

  • Agricultura, Plantas Cultivadas e Paisagens Antropizadas;
  • Anatomia Humana I;
  • Bioestatística I;
  • Bioestatística II;
  • Biofísica;
  • Biogeografia I;
  • Biologia Molecular I;
  • Biologia Molecular II;
  • Bioquímica;
  • Biotecnologia;
  • Citologia;
  • Conservação de Recursos Naturais e Problemas Ambientais;
  • Degradação Ambiental, Recuperação e Restauração de Paisagens;
  • Didática I;
  • Didática II;
  • Didática III;
  • Didática IV;
  • Direitos Humanos;
  • Ecologia I (Geral);
  • Ecologia II (Populações);
  • Ecologia III (Comunidades);
  • Ecotoxicologia;
  • Educação Ambiental I;
  • Educação Ambiental II;
  • Elementos de Geologia I;
  • Empreendedorismo;
  • Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental;
  • Evolução;
  • Física I;
  • Fisiologia Animal Comparada;
  • Fisiologia Vegetal I;
  • Fisiologia Vegetal II;
  • Fundamentos de Biologia Marinha;
  • Fundamentos de Matemática I;
  • Genética I;
  • Genética II;
  • Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto;
  • Gestão Ambiental;
  • Higiene Saúde Pública;
  • Histologia e Embriologia;
  • História e Filosofia da Ciências;
  • Impacto Ambiental;
  • Leitura e Interpretação de Textos I;
  • LIBRAS;
  • Lógica;
  • Microbiologia I;
  • Morfologia Vegetal I (Externa);
  • Noções de Manejo e Produção de Espécies da Fauna Silvestre Nativa e Exótica;
  • Paleontologia;
  • Prática de Ensino I (Estágio Supervisionado - Ensino Fundamental);
  • Prática de Ensino II (Estágio Supervisionado - Ensino Fundamental);
  • Prática de Ensino III (Estágio Supervisionado - Ensino Médio);
  • Prática de Ensino IV(Estágio Supervisionado - Ensino Médio);
  • Produção de Textos I;
  • Projeto Integrado de Práticas Educativas;
  • Projeto Interdisciplinar (Saída a Campo);
  • Projetos Interdisciplinares;
  • Psicologia da Educação;
  • Química Geral I;
  • Relações Étnicos Raciais;
  • Serviços do Ecossistema (Ambientais);
  • Sistemática;
  • Sistemática Vegetal I;
  • Sistemática Vegetal II;
  • Taxonomia de Plantas Cultivadas: Botânica Econômica;
  • Técnica de Pesquisa em Ciências Biológicas;
  • Tópicos Especiais em Biologia;
  • Zoologia dos Invertebrados I;
  • Zoologia dos Invertebrados II;
  • Zoologia dos Vertebrados I;
  • Zoologia dos Vertebrados II.

Corpo docente

Coordenação

Teresa Kazuko Muraoka possui bacharelado em Química, licenciatura em Ciências (Habilitação em Química) e Complementação Tecnológica pela Universidade Estadual Paulista UNESP. É mestre em Química Inorgânica e doutora em Química pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 1994.
http://lattes.cnpq.br/5190597642878915

Docentes

Adalberto Gonçalves Cunha é graduado em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas (1987) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Possui especialização em Histologia para Área de Saúde (2002) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2009) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 1996.
http://lattes.cnpq.br/6304342400576323

Adilson César Abreu Bernardi possui graduação em Farmácia e Bioquímica (1992) pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, aperfeiçoamento em Análises Clínicas (1994), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia (área de concentração Microbiologia Clínica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
http://lattes.cnpq.br/5280956129788239

Adriana do Carmo Bellotti possui graduação em Pedagogia (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Possui mestrado (2009) e doutorado (2014) em Educação Escolar pela mesma Instituição. É especialista em Tradução/Interpretação de Libras e Português (2015) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2010.
http://lattes.cnpq.br/0405520985935681

Alfredo Di Vito Neto possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura Plena (1988) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e doutorado em Genética e Evolução (1994) pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 1998.
http://lattes.cnpq.br/3855880175314033

Ana Carolina Buzzo Marcondelli é licenciada em Ciências Biológicas (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, bacharel em Ciências Biológicas (2008) também pela UNESP. Possui mestrado em Ciências Biológicas em Botânica (2010) pela mesma instituição. É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/5197686322570850

Darwin Ianuskiewtz possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Fundação São Carlos, em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e doutorado em Educação Escolar pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 1999.
http://lattes.cnpq.br/7310481558346315

Douglas Fernando Peiró possui graduação em Ciências Biológicas - bacharelado e licenciatura plena (2004) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Mestrado em Biologia Comparada (2008) pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Biologia Comparada (2012) pela Universidade de São Paulo, com doutorado sanduíche no exterior na University of Louisiana at Lafayette nos Estados Unidos. Tem pós-doutorado em Sistemática e Genética Molecular (2014) pela Université de Poitiers na França.
http://lattes.cnpq.br/5669020123403306

Flávia Cristina Sossae possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura Plena - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP-, é mestre e doutora em Ciências Biológicas pela mesma Instituição. É docente e pesquisadora do programa de mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente do Centro Universitário de Araraquara UNIARA. Ministra aulas no ensino superior desde 1994.
http://lattes.cnpq.br/8245880046039472

Gislane Lilian Martins Pierri possui graduação em Farmácia Bioquímica - modalidade Análises Clínicas e Toxicológicas (1991) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. É especialista em Gestão Sanitária (2001) pela Universidade de São Paulo - USP e em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde (2007) pela Universidade Santo Amaro - UNISA. Ministra aulas no ensino superior desde 1996.
http://lattes.cnpq.br/6922669866456922

Guilherme Rossi Gorni possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É doutor em Ciências Biológicas - Zoologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2008.
http://lattes.cnpq.br/5709556333376897

João Alberto da Silva Sé possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1986) e em Engenharia de Eletricidade pela Universidade de São Paulo (1980), mestre em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1992) e doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (1999). Ministra aulas desde 1996.
http://lattes.cnpq.br/5441470647051105

Jose Angelo Camilli possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela mesma Instituição. É professor Livre Docente. Ministra aulas no ensino superior desde 1993.
http://lattes.cnpq.br/3192318741315545

José Luiz Galvão de Mendonça é graduado em Geologia pela Universidade de Brasília - UNB - e especialista em Ensino em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Ministra aulas no ensino superior desde 1992.
http://lattes.cnpq.br/4010555532490027

Júlia Maria de Oliveira Santos Gorla possui graduação em bacharelado e licenciatura plena em Letras - Habilitação Português e Inglês - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e mestrado em Letras - Área de concentração em Semiótica e Estudos Literários - pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2000.
http://lattes.cnpq.br/6629542399069653

Marcio Caruso possui graduação em medicina veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e especialização em Histologia e Anatomia Humana pela Faculdade de Odontologia da mesma Instituição. É mestre e doutor em Ciências Nutricionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. Em 2013 completa 21 anos de experiência no ensino superior.
http://lattes.cnpq.br/9968531693155664

Marco Roberto Guerreiro possui licenciatura e bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Tem mestrado e doutorado em Química pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2001.
http://lattes.cnpq.br/3733859102831249

Maria Betanea Platzer possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1997), especialização em Linguística de Texto e Ensino (2000) e mestrado em Educação Escolar pela mesma Instituição (2001). É doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009). Ministra aulas no ensino superior desde 2007.
http://lattes.cnpq.br/1517203251145236

Maria Lucia Ribeiro possui graduação em bacharelado e licenciatura Plena em Química Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e doutorado em Química pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 1968.
http://lattes.cnpq.br/4093825086696897

Marisa Chahud possui graduação em Química (1984) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado (1993) e doutorado (1997) em Química Analítica pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 1994.
http://lattes.cnpq.br/4874787799490490

Olavo Nardy é Bacharel em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2000) , mestre (2003) e doutor (2008) em Ciências Biológicas - Zoologia pela mesma instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2007.
http://lattes.cnpq.br/9883339878247025

Silvia Helena Ferreira Fortes Bassi possui graduação em Pedagogia (1986) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado (2000) e doutorado (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2002.
http://lattes.cnpq.br/1060940887444308

Sonia Aparecida Gonçalves Pinotti possui graduação em Pedagogia (1963), especializações em Psicologia (1964 e 1999) e mestrado (2003) em Psicologia Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1971.
http://lattes.cnpq.br/2328474216084432

Vestibular

INICIAR INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR

Data da Prova 

22/02/2017 (das 19 às 21 horas)

Prazo de Inscrição

Na Uniara: de 16/02/2017 até 20/02/2017 (08:30 h)
Na Internet: de 16/02/2017 até 20/02/2017 (23:59 h)

Taxa de inscrição

Gratuita

SAIBA MAIS SOBRE O VESTIBULAR

Aguarde mais informações.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Dúvidas

Deixe sua mensagem abaixo:


Utilizamos o RECAPTCHA como medida de segurança no envio de mensagens através do nosso site. Caso você tenha dúvidas sobre a utilização desse sistema, clique aqui e saiba mais sobre o RECAPTCHA.

Atividades

Várias atividades são planejadas pelo curso de Biologia no decorrer do ano letivo para proporcionar a formação de competências na produção do conhecimento. O projeto pedagógico do curso entende como atividade de rotina, além das aulas teóricas, as aulas práticas (em laboratórios), a saída a campo, excursão didático-pedagógicas, visitas técnicas, e cursos de extensão universitária, entre outras.

Biologia em Foco

6º Biologia em Foco

O Biologia em Foco é um evento promovido anualmente pela Universidade de Araraquara - Uniara. O evento, que é uma continuidade do “Biologando”, conta com diversos minicursos, oferecidos aos estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas da cidade de Araraquara e região.

Neste evento, a partir de temas previamente sorteados, são produzidos os minicursos pelos alunos de graduação em Biologia da Instituição. Essa oportunidade é enriquecedora para estes estudantes de licenciatura, pois é um momento de associar a teoria e a prática de sala de aula.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3301-7116 / 0800 55 65 88 ou pelo e-mail biologia@uniara.com.br.

Campo

A participação dos alunos em atividades de campo é obrigatória em várias disciplinas do curso. As atividades de Geologia, Ecologia, Zoologia, Botânica, Poluição e Conservação dos Recursos Naturais, Educação Ambiental e Biogeografia trabalham rotineiramente a saída a campo.

Curso de Extensão

Os cursos de extensão universitária têm a duração de 25 a 40 horas e contemplam parte da metodologia teórica-prática e, muitas vezes, saída a campo. São oferecidos quase que todos os anos o curso de Introdução a Biologia Marinha, realizada na cidade litorânea de Ubatuba; Curso de Biologia e Ecologia do Boto-cinza (Sotalia guianensis) – cidade de Cananéia; Curso de Extração e Amplificação de DNA; Curso de Mergulho com Batismo realizado em Angra dos Reis – RJ; Curso de Gêneses de Caverna e Bioespeleologia com atividade de campo no Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira – PETAR, entre outros.

Fotografia

Todos os anos, desde 1998, o curso de Biologia tem realizado o Concurso de Fotografia “Cenas da Natureza”, versando algum tema relacionado ao meio ambiente. O concurso é aberto a todos os interessados, sejam alunos dos diversos cursos da Uniara, funcionários da instituição e amantes da fotografia. Os temas dos três últimos concursos foram Animais Silvestres, Flores do Cerrado e Planeta Água.

Confira as fotos vencedoras das três últimas edições do Concurso de Fotografias:

  

  

Grupo de Estudo

O Núcleo de Estudos em Comportamento Animal do curso de Biologia da Uniara, sob a coordenação do Prof. Dr. Marcelo Nivert Schlindwein, tem como objetivo discutir as bases teóricas para estudos em comportamento animal, além de fazer com que os alunos participantes elaborem projetos de iniciação científica nessa área.

O núcleo existe desde março de 2003, com reuniões quinzenais, em que são discutidos temas como evolução do comportamento animal, padrões comportamentais em diferentes espécies e o estudo de caso em diversos grupos animais. Atualmente o grupo conta com aproximadamente vinte integrantes, que estão montando e desenvolvendo projetos em seus grupos de interesse.

Entre esses grupos podemos citar o de ornitologia, com projetos com corujas buraqueiras; o grupo de formigas urbanas e de áreas nativas; o grupo de aranhas sub-sociais; o grupo de carnívora, com interesse em lobo-guará; o grupo de diversidade de anfíbios; cetáceos e o grupo de Manejo de Fauna, Conservação e Comportamento Animal.

As reuniões são todas as segundas-feiras, às 18 horas, no laboratório de Biologia. O grupo está elaborando uma série de cursos que serão oferecidos aos alunos de ensino fundamental e médio, além de curso de campo. O primeiro a ser ministrado será na área de observação do comportamento de aves.

Pesquisa

Pesquisas de iniciação científica produzidas pelos alunos do curso de Ciências Biológicas da Uniara:

ELABORAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE AMOSTRAGEM PARA O ESTUDO DA BIODIVERSIDADE DE HIMENÓPTEROS PARASITÓIDES (INSECTA) EM ÁREAS DE VEGETAÇÃO DE CERRADÃO, BASEADO EM TRÊS MÉTODOS DE COLETA

Orientador(es)
Prof. Dr. Marcelo Teixeira Tavares

Aluno(s) participante(s)
Andrea Navarro Barbieri
Emanuelle Corbi Tristão
Silvio Rogério Viel

Veja o resumo


MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS EM TANQUES DE PEIXES ORNAMENTAIS

Orientador(es)
Prof. Dr. Roberto da Gama Alves

Aluno(s) participante(s)
Aristides Manço Figueiredo Junior
Rariane Wendy Yamashiro
Renata Borsato de Lucca

Veja o resumo


ESTUDO SOBRE OS MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS DO TRECHO MÉDIO DO CÓRREGO DO PINHEIRINHO - UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO AMBIENTAL

Orientador(es)
Prof. Dr. Roberto da Gama Alves

Aluno(s) participante(s)
Lívia Maria Fusari

Veja o resumo


MACROINVERTEBRADOS ASSOCIADOS A MACRÓFITAS AQUÁTICAS SUBMERSAS EM TANQUES DE CRIAÇÃO DE PEIXES E SUA RELAÇÃO COM A ECOLOGIA DO SISTEMA

Orientador(es)
Prof. Dr. Roberto da Gama Alves

Aluno(s) participante(s)
Fábio Eduardo Matheus

Veja o resumo


ESTUDO SOBRE A ECOLOGIA DE OLIGOCHAETA (ANNELIDA: CLITELLATA) DE AMBIENTES AQUÁTICOS URBANOS DO ESTADO DE SÃO PAULO (BRASIL)

Orientador(es)
Prof. Dr. Roberto da Gama Alves

Aluno(s) participante(s)
Suzana Cunha Escarpinati

Veja o resumo


AVALIAÇÃO AMBIENTAL DO RIO JACARÉ GUAÇU (MUNICÍPIO DE IBITINGA) COM BASE NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DA ÁGUA E NAS COMUNIDADES DE MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS

Orientador(es)
Prof. Dr. Roberto da Gama Alves

Aluno(s) participante(s)
Flórida Rosa Mali Assencio
Josiane Marcadona

Veja o resumo


ESTUDO DA COMPOSIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DA COMUNIDADE BENTÔNICA DO CÓRREGO PONTE DA MORTE LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE CÂNDIDO RODRIGUES/SP

Orientador(es)
Prof. Dr. Roberto da Gama Alves

Aluno(s) participante(s)
Márcia Cristina de Paula
Suzana Cunha Escarpinati

Veja o resumo

Profissão

O Biólogo pode atuar em pesquisa básica nas diversas áreas das Ciências Biológicas e investigar todos os organismos existentes, dos mais simples aos mais complexos. Para isso, estuda, durante o curso de graduação, vegetais, microrganismos, morfologia, anatomia, fisiologia, estrutura genética, hábitos em cativeiro e no habitat. Além de examinar os seres vivos, também investiga sua aplicação, acompanha seu emprego e utilização na fabricação de bebidas e alimentos.

A biotecnologia e as medidas de proteção ao meio ambiente ampliaram grandemente seu campo de atuação. É de sua responsabilidade realizar perícias, emitir, elaborar e assinar laudos técnicos sobre o impacto no meio ambiente de obras e fábricas, bem como formular e desenvolver estudos relacionados à preservação, saneamento, melhoramento e restauração do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos.

O graduado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é habilitado a lecionar Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio.

Reciclagem

Trata-se de um projeto de extensão do curso de Biologia, coordenado pela Profa. Dra. Teresa Kazuko Muraoka, que tem por finalidade reciclar parte do papel gerado na Uniara e utiliza-lo na produção de novos materiais. O principal objetivo é desenvolver a consciência e a educação ambiental em alunos dos ensinos fundamental e médio de Araraquara e região.

Além de receber visitas, a Oficina oferece informações e treinamentos para a implantação de oficinas de reciclagem de papel a várias instituições, como também organiza e oferece cursos aos alunos dos ensinos fundamental e médio durante a Semana da Biologia e oficinas para a comunidade nas praças de Araraquara, aos domingos, e em outros eventos.

Semana de Estudos

O curso de Biologia da Uniara realiza todos os anos a Semana da Biologia. Em 2004, a IX Semana da Biologia foi realizada no período de 24 a 29 de maio e contou com a participação de aproximadamente 230 inscritos, incluindo alunos e profissionais da área. Foram convidados 19 profissionais das mais diversas áreas para ministrar duas palestras, dez minicursos e uma mesa-redonda, divididos em dois períodos, manhã e noite.

Durante a Semana da Biologia são oferecidos minicursos aos estudantes dos ensinos médio e fundamental, preparados e ministrados pelos alunos do curso de Biologia sob a supervisão de docentes do curso. A maioria é desenvolvida como atividade das disciplinas Pedagógicas do Curso de Licenciatura Plena em Biologia.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N