/cursos/ead/pos-graduacao/trabalho-docente-no-ensino-e-aprendizagem-da-quimica/ /cursos/ead/pos-graduacao/trabalho-docente-no-ensino-e-aprendizagem-da-quimica/ 81 389 Trabalho Docente no Ensino e Aprendizagem da Química Pós-Graduação

Formação: lato sensu

Modalidade: EAD

Próxima turma: Abril/2017

Trabalho Docente no Ensino e Aprendizagem da Química

O Curso

O objetivo do curso Trabalho Docente no Ensino e Aprendizagem da Química é promover a especialização em docência da Química no Ensino Médio, a partir da ampliação do corpo de conhecimentos e da reflexão acerca de aspectos distintos que envolvem os processos de ensino e aprendizagem.

O curso enfatizará estudos e discussões que possibilitem a identificação e a análise crítica de pressupostos básicos subjacentes a algumas das concepções atuais sobre o Ensino de Química, permitindo a integração das dimensões histórica e empírica na sala de aula, o conhecimento e a elaboração de recursos didáticos e de novas tendências tecnológicas no ensino das ciências.

Busca-se, ao longo do curso, contemplar diferentes questões pertinentes ao processo de ações que possam contribuir para uma organização efetiva do trabalho pedagógico nos espaços escolares. Assim, são abordados os principais desafios que se apresentam aos professores, a identificação e a análise crítica de pressupostos básicos de algumas das concepções atuais sobre o ensino da Química, de modo a subsidiar ações eficazes na organização das práticas pedagógicas.

Mercado de Trabalho

A especialização em Trabalho docente no Ensino e Aprendizagem da Química se propõe a oferecer oportunidade de crescimento aos profissionais que atuam em instituições educacionais, na medida em que utiliza como subsídios um conjunto de conhecimentos cuidadosamente organizados sobre o tema, bem como atividades que permitam reflexão e análise crítica, voltadas para a prática profissional.

Público-alvo: Graduados em Química e áreas afins, graduados em Pedagogia ou em Licenciatura Plena em outras áreas do conhecimento, além de interessados em atuar na área.

Conteúdo Programático

 Módulo: Fundamentos da Organização e o Cotidiano Escolar (110h)

  • Unidade 1: Aspectos da Liderança no Processo de Gestão de Pessoas;
  • Unidade 2: Políticas Públicas e Educação no Brasil;
  • Unidade 3: Ética e Educação: a Interface Família e Escola para a Formação Moral;
  • Unidade 4: As Instituições Educacionais como Espaço de Trabalho.

Módulo: Trabalho Docente na Sala de Aula e seus Aspectos Constituintes (110h)

  • Unidade 1: Abordagens Teóricas dos Processos de Ensino e Aprendizagem;
  • Unidade 2: A Didática e o Currículo na Organização do Trabalho Docente;
  • Unidade 3: Planejamento e Avaliação dos Processos de Ensino e Aprendizagem;
  • Unidade 4: A Diversidade na Sala de Aula: o Papel do Professor na Educação Inclusiva;
  • Unidade 5: As Pesquisas sobre Trabalho Docente e suas Contribuições;
  • Unidade 6: A Importância da Formação Continuada do Educador no Contexto Atual.

Módulo: O Ensino de Química: Aspectos Teóricos e Metodológicos (110h)

  • Unidade 1: Alfabetização Científica na Sociedade Contemporânea;
  • Unidade 2: Prática Pedagógica e Pressupostos para o Ensino da Química;
  • Unidade 3: Objetivos Educacionais do Ensino da Química para o Ensino Médio;
  • Unidade 4: História e Filosofia da Ciência no Ensino da Química;
  • Unidade 5: Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e o Ensino da Química;
  • Unidade 6: O Laboratório Didático como Recurso para o Ensino da Química;
  • Unidade 7: A Importância da Contextualização para a Compreensão da Química;
  • Unidade 8: A Química e a Interdisciplinaridade com as Outras Ciências Naturais;
  • Unidade 9: As Novas Tecnologias no Ensino das Ciências Humanas e da Natureza;
  • Unidade 10: Da Necessidade de uma Pluralidade de Interpretações acerca do Processo de Ensino e Aprendizagem em Química.

Módulo: Metodologia de Pesquisa e Didática de Aula (30h)

  • Unidade 1:  Metodologia do Trabalho Científico;
  • Unidade 2: Projeto de Pesquisa;
  • Unidade 3: Prática do Ensino Superior.

Coordenação

Mônica Pereira possui graduação em Pedagogia (2008) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É mestre (2011) e doutora (2016) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - PPGE/UFSCar. Atua no ensino superior desde 2010. É coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEAD e também do curso de Pedagogia a Distância da Universidade de Araraquara - Uniara.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9657694246508397

Inscrição/Matrícula

Investimento (opções)

  • 18 parcelas de R$ 239,00
  • 20 parcelas de R$ 219,40
  • 22 parcelas de R$ 203,37
  • 24 parcelas de R$ 190,01
  • 1 parcela de R$ 3871,80
  • 6 parcelas de R$ 681,15


Ligue 0800 55 65 88 para ter mais informações sobre descontos.

Vencimento das parcelas (exceto a matrícula) a partir de 15/04/2017.

Inscreva-se

Bolsas de Estudo

  • Descontos para ex-alunos da Uniara;
  • Descontos para funcionários (e dependentes) de entidades conveniadas;
  • Unibolsa - Programa de Bolsas da Uniara.

Confira aqui a relação da empresas conveniadas.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Dúvidas

Deixe sua mensagem abaixo:


Utilizamos o RECAPTCHA como medida de segurança no envio de mensagens através do nosso site. Caso você tenha dúvidas sobre a utilização desse sistema, clique aqui e saiba mais sobre o RECAPTCHA.
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N