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Formação: lato sensu

Modalidade: EAD

Próxima turma: Abril/2017

Deficiência Intelectual: Trabalho Docente e Inclusão Escolar

O Curso

De acordo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a n. 9.394/96, a Educação Especial caracteriza-se como modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. Assim, a rede pública de ensino deve acolher esses alunos, inserindo-os no convívio com as outras crianças e oferecendo-lhes as mesmas oportunidades de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, os alunos com deficiência intelectual passam a integrar as instituições regulares de ensino.

A escola na perspectiva inclusiva reconhece a existência das diferenças entre os alunos nos processos educativos e preconiza a adoção novas práticas pedagógicas que possibilitem a participação e o progresso de todos em suas aprendizagens e desenvolvimento. Para que a inclusão seja algo efetivamente viável, é necessário, portanto, que o professor esteja preparado para lidar com a diversidade em sala de aula, estando apto a receber alunos com deficiência intelectual.

Considerando as especificidades do trabalho com os alunos com deficiência intelectual, o curso busca especializar os profissionais da área da educação para a atuação com esses alunos, contemplando conhecimentos necessários ao trabalho docente, de modo a subsidiar ações eficazes que podem contribuir para cumprimento efetivo da proposta da inclusão no âmbito escolar.

Mercado de Trabalho

O docente nem sempre está preparado para lidar com uma situação que foge daquilo que é considerado “normal” no ensino. A inclusão das crianças portadoras de deficiência com deficiência intelectual, na rede regular de ensino coloca-se como um desafio recente da atuação desse profissional. Cada vez mais, é necessário que o professor se prepare para atuar neste quadro que merece uma atenção especial, já que a escola é o lugar do desenvolvimento pleno da cidadania e do respeito à diversidade.

O curso é uma oportunidade de complementação à formação inicial (graduação), preparando o estudante para atuação no ensino superior. Contribui ainda para a progressão e aumento salarial na carreira profissional e contagem de pontos em concursos públicos. Oferece-se aos profissionais um diferencial no mercado de trabalho, cada vez mais exigente: uma possibilidade de atualização, aperfeiçoamento e evolução na carreira tanto acadêmica quanto profissional na área da Educação.

Público-alvo: Graduados em Pedagogia, Graduados em Licenciatura Plena em outras áreas do conhecimento, além de outros profissionais graduados e interessados na área.

Conteúdo Programático

Módulo: Trabalho Docente na sala de aula e seus aspectos constituintes (110h)

  • Abordagens teóricas dos processos de ensino e aprendizagem;
  • A didática e o currículo na organização do trabalho docente;
  • Planejamento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem;
  • A diversidade na sala de aula: o papel do professor na educação inclusiva;
  • As pesquisas sobre trabalho docente e suas contribuições;
  • A importância da formação continuada do educador no contexto atual.

Módulo: Trabalho docente e educação inclusiva (110h)

  • Direitos da Criança e do Adolescente;
  • A escola na perspectiva inclusiva;
  • As dificuldades de aprendizagem e as barreiras socioeducativas;
  • O desenvolvimento neuropsicomotor;
  • Identificando as deficiências de aprendizagem;
  • Conceituando problemas, dificuldades e distúrbios de aprendizagem;
  • O professor em uma escola para todos: desafios da atualidade.

Módulo: Deficiência Intelectual: o trabalho docente na perspectiva inclusiva (110h)

  • Deficiência Intelectual: definição, causas, prevalência e prevenção;
  • Deficiência Intelectual: aspectos do desenvolvimento biopsicossocial;
  • O atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência intelectual;
  • Deficiência Intelectual: implicações para uma prática pedagógica inclusiva;
  • Currículo escolar e avaliação no atendimento aos alunos com deficiência intelectual;
  • Recursos didáticos na inclusão dos alunos com deficiência intelectual;
  • Relação escola, família e comunidade no atendimento aos alunos com deficiência intelectual.

Módulo: Metodologia de Pesquisa e Didática de Aula (30h)

  • Metodologia do Trabalho Científico;
  • Projeto de Pesquisa;
  • Prática do Ensino Superior.

Coordenação

Mônica Pereira possui graduação em Pedagogia (2008) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É mestre (2011) e doutora (2016) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - PPGE/UFSCar. Atua no ensino superior desde 2010. É coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEAD e também do curso de Pedagogia a Distância da Universidade de Araraquara - Uniara.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9657694246508397

Inscrição/Matrícula

Investimento (opções)

  • 18 parcelas de R$ 239,00
  • 20 parcelas de R$ 219,40
  • 22 parcelas de R$ 203,37
  • 24 parcelas de R$ 190,01
  • 1 parcela de R$ 3871,80
  • 6 parcelas de R$ 681,15


Ligue 0800 55 65 88 para ter mais informações sobre descontos.

Vencimento das parcelas (exceto a matrícula) a partir de 15/04/2017.

Inscreva-se

Bolsas de Estudo

  • Descontos para ex-alunos da Uniara;
  • Descontos para funcionários (e dependentes) de entidades conveniadas;
  • Unibolsa - Programa de Bolsas da Uniara.

Confira aqui a relação da empresas conveniadas.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
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Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
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