Ageuniara

Coral Uniara prepara série de apresentações para ano comemorativo

Por: GYOVANA RODRIGUES VARGAS

21/03/2018

Atividade cultural mais antiga da instituição, o Coral Uniara completa 30 anos em 2018 e está preparando uma série de apresentações alusivas à data comemorativa. O grupo, criado em 1988 pelo maestro Moacyr Carlos Junior, atualmente é composto por 39 coralistas comandados pelo regente Rogerio Toledo e representa a Universidade em diversos eventos e localidades.

Desde que assumiu o comando, em 2011, Toledo têm acompanhado o desenvolvimento do coro na parte técnica e também em sua performance. A evolução é conseguida através de aulas de técnica vocal, aquecimento e de expressão corporal que estão em seu início, além disso, o variado repertório é algo que contribui para seu crescimento. “O coro tinha um repertório só voltado para música brasileira e quando assumi tentei levar para várias vertentes: música sacra, que é minha especialidade e é a que mais desenvolve a voz, música popular brasileira e estrangeira e música erudita”, explica.

O coral é um grupo tradicional na Uniara, tanto por seu tempo de existência, quanto por estar presente em muitos momentos da Universidade e isso agrega uma importância muito grande à instituição. “É um privilégio termos um coro que funciona ininterruptamente há 30 anos, e é muito importante para a Universidade ter esse coral, porque mostra o apoio à cultura e à visão artística. São dois lados: o lado do quanto a Uniara é boa para o Coro e o quanto o Coro é bom para a Uniara, porque ele abrilhanta inúmeras apresentações institucionais e outras solenidades. Com certeza o Coro da Uniara é o mais tradicional da cidade atualmente, isso não é um orgulho próprio, é uma responsabilidade muito grande”, relata Toledo.

Além de agregar à comunidade, o Coral contribui para melhorar a qualidade de vida de seus participantes, como é o caso de Junior da Silva, que cantava em corais há 31 anos e após um grave acidente de moto em 2010, precisou parar com a atividade, mas viu no Coral Uniara e no maestro Rogério Toledo grandes aliados em sua recuperação. “O Rogério ficou sabendo da minha história e começou a me passar vários exercícios e assim fui recuperando a voz; hoje ela já está bem melhor”, comemora Silva.

Aqueles que desejam participar do grupo devem acessar o site: uniara.com.br/atividades-culturais e entrar em contato.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/