Ageuniara

Avenida Bento de Abreu se torna atrativo gratuito em Araraquara

Por: NUBIA PEREIRA OLIVEIRA

21/03/2018

A avenida Bento de Abreu, em Araraquara, é uma via muito conhecida por seus diversos atrativos que chamam atenção dos moradores da cidade e de seus visitantes. Localizada na região central, a avenida interliga diversos bairros e articula outras vias importantes, como a  Alameda Paulista e a Avenida Padre Francisco Salles Culturato.

Quem passa por essa via pode apreciar uma paisagem que mistura um canteiro central arborizado e, nas laterais, antigos casarões de luxo, construídos nas décadas de 1950 e 1960, que vem sendo paulatinamente transformados em imóveis comerciais.

Atualmente, com iluminação diferenciada, paisagismo revitalizado e diversos investimentos da prefeitura na região,  a avenida é considerada um ponto nobre da cidade.

 Teatro Municipal, praça do DAAE, ginásio de esportes, casas noturnas, restaurantes e  diversos tipos de comércio são destaques ao longo da avenida.

Na década de 1980, os moradores dos bairros Santa Angelina, São  Geraldo e Vila Ferroviária  se aproveitavam da Bento de Abreu, que ainda não se tornara um espaço também comercial, para passeios com a família nos fins de tarde, após um dia de muita diversão no famoso clube da Ferroviária, localizado nas proximidades da avenida.

Com o passar do tempo, o espaço começou a ser explorado por grupos de jovens como ponto de encontro aos finais de semana. A localização  permitia que pessoas de diversos bairros passassem pela avenida para aproveitar os atrativos que, na época, eram sorveterias e lanchonetes ao ar livre.

“O Teatro Municipal e as proximidades do Posto Ipiranga viviam lotados de grupos de amigos que se encontravam todo fim de semana", relata a vendedora Josiane Brescansim, que participava dos encontros na Bento de Abreu e conheceu seu atual marido no local.

Este costume ainda é mantido . Os encontros na Bento de Abreu se tornaram uma tradição passada de geração em geração.

 A aposentada Olga Mieli conta que muito antes da década de 1980, a praça do DAAE e o prédio da CTA (Companhia de Troleibus Araraquara) ja serviam de ponto de encontro de paquera entre os jovens daquela época.  No famoso footing, que vem do inglês “ir a pé”,  “as moças colocavam o melhor vestido e saíam para caminhar com um objetivo claro: serem observadas pelos rapazes, igualmente bem arrumados”.

Do footing ao atual rolezinho, o passeio na Bento de Abreu é um costume local e particular da população de Araraquara, que no passado encontrou um meio de socialização que se mantém até hoje, embora com as características da atual geração.

“O nosso rolezinho é bacana porque, além de ficarmos ali trocando ideias, curtindo o momento com os amigos, bebendo alguma coisa, temos também a oportunidade de fazer novas amizades e até mesmo arriscar em uma paquera” (risos), diz a vendedora Ariane Vicentini.  Ela relata  que  dos anos 1980 para hoje o que mudou foi apenas a paisagem da avenida, pois acredita que as intenções de quem frequentava na época eram as mesmas dos que frequentam atualmente. 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/