Ageuniara

Esteticista dá dicas de como se prevenir do calor e tempo seco

Por: MATEUS CREMONEZI ABARCA

14/11/2017

Dias de calor intenso, além da baixa umidade do ar, podem causar problemas para a saúde. Por isso, estar sempre hidratado e protegido melhorará o conforto das pessoas. A esteticista Marilene Gonçalves, de Araraquara (SP), afirma que é importante fazer uso do protetor solar logo pela manhã, ao acordar. “Além do filtro solar, é recomendável o uso de bonés, chapéus e sombrinhas para uma proteção mais eficaz contra o sol”, comenta Marilene.

Ela aconselha a compra de filtro solar químico, pois, ele absorve a luz e irradia transformando a energia em calor, evitando a agressão da radiação ultravioleta, ajudando a evitar com que nossa pela se “envelheça” mais rápido devido ao sol.

Durante a época do tempo quente e seco, Júlia Bárbara dos Santos Gambacurta, de Araraquara, que atua como  jovem aprendiz, na Embraer, em Gavião Peixoto (SP), comenta que para dormir melhor, coloca uma toalha molhada na cabeceira da sua cama e faz uso de soro fisiológico para melhorar a respiração. Já o estudante de jornalismo, Paulo Roberto Vicente,afirma fazer uso de protetor solar e ingere bastante líquido para driblar o calor.

No decorrer do dia, o corpo vai perdendo líquido e o calor forte agrava a situação. Uma das melhores maneiras de evitar problemas relacionados ao calor é beber bastante água. É importante continuar bebendo água mesmo se não sentir sede, porque isso evita a desidratação. 

Manter-se o mais fresco possível também pode ajudar a prevenir problemas relacionados ao calor. Ficar longe do sol  e comer refeições mais leves, como saladas e frutas, também é recomendável. 

Outra dica é vestir roupas de cores claras e soltas feitas de algodão e, tomar banhos gelados. Deve-se evitar a exposição solar entre às 11h até às 17h, mas se precisar sair ao sol é importante proteger a pele com o uso do protetor solar.

Publicada em 14/11/2017 às 21h35.

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/