Ageuniara

A importância da solidariedade e conscientização do Outubro Rosa

Por: TATHIANE FÁTIMA SOUSA

23/10/2017

Anualmente, no mês de outubro, ocorre a Campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama nas mulheres, conhecido como Outubro Rosa. O movimento nasceu na década de 90, com intuito de estimular a participação da população no controle do câncer de mama, e também com objetivo de compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

Em prol da Campanha, as instituições de diversos estados brasileiros e países, visto que a mobilização é mundial, realizam ações que fortalecem a necessidade e a importância da prevenção de um diagnóstico precoce, além de arrecadarem fundos para pesquisas que estudam a causa, prevenção, diagnóstico e  tratamento da doença e até buscam a cura do câncer de mama.

A auxiliar administrativa da Rede Feminina de Combate ao Câncer em São Carlos (SP), Adriana Silvia Rodrigues, relata a importância que esse mês tem na vida de diversas mulheres. Para ela, é excelente existir um evento com tanta visibilidade assim. “A autoavaliação, ir ao médico periodicamente, fazer exames e se prevenir é muito importante para a identificação ou não da doença, quanto mais rápido for descoberta, menos riscos sofre a paciente”.

O Shopping Iguatemi em São Carlos (SP), por exemplo, aderiu à causa e realiza eventos que reforçam a campanha. A iluminação rosa, utilizada na área externa, é uma tradição da rede Iguatemi , que ocorre todos os anos durante o mês de outubro, em alusão à conscientização e prevenção do câncer de mama.

Para a gerente de marketing do Iguatemi São Carlos, Renata Martins, “o Iguatemi São Carlos apóia a programação para a conscientização da população. A rede Iguatemi tem como um de seus principais pilares, a sustentabilidade e o apoio às causas de envolvimento social, por isso a programação do mês foi voltada ao Outubro Rosa. Esperamos que o Shopping seja mais um entre os espaços de debate para levar mais informações a todos sobre a luta de tantas mulheres que passaram ou estão passando por esse problema”, afirma ela.

Dentre os diversos eventos realizados pelo Shopping Center da cidade, Renata comenta sobre um em especial que ocorre todos os anos, desde 1999, que é o programa “Estacionou, Doou”. Toda a arrecadação do estacionamento no dia 25 de outubro, servirá como doação para a instituição Amigos de São Judas Tadeu – Estrela da Manhã, apoiadora da causa. “A campanha da rede Iguatemi é realizada com o objetivo de colaborar com as ONGs atuantes nas cidades em que o empreendimento esteja presente, no mês internacional de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama”, conclui a gerente.

A prevenção e divulgação do câncer de mama são de extrema importância. Quanto mais informação as mulheres tiverem sobre o assunto, menores serão os riscos e a chance do câncer se manifestar e prejudicar a saúde e vida de milhares delas. É fundamental a participação de instituições, tais como o Shopping Center da cidade, para que a Campanha ganhe destaque e maior visibilidade.

Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa, só ficou realmente conhecida nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama, quando foi aprovada pelo Congresso Americano. O laço rosa, símbolo da campanha, foi lançado em 1990, durante a primeira corrida pela cura, quando os participantes ganharam um laço rosa para usarem durante a corrida, e depois disso, passou a ser distribuído em locais públicos, tornando-se uma marca do combate. (Fonte: www.areademulher.r7.com).

Publicada em 24/10/2017 às 21h06. 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/