Ageuniara

Nova lei que permite o uso de celular em escolas estaduais divide opiniões

Por: FELIPE DE ASSIS SMANIOTTO CASSUCIO

23/10/2017

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o projeto de lei 860/2016, que altera a lei 12.730/2007, a qual proibia o uso de celular nos colégios, inclusive dentro a sala de aula, e, a partir de agora,  libera o uso nas escolas de rede estadual de ensino. A proposta foi encaminhada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), em 2016, após pedido feito pelo secretário da Educação, José Renato Nalini.

Alguns professores e responsáveis, porém,  acham que o uso de celular liberado em escolas pode ser um problema. Silvio Bener, de Araraquara (SP), que é avô e responsável por um aluno, seu neto,  discorda da lei e ressalta: “nossas crianças vão às escolas para aprender e não para ficar utilizando o celular, isso pode atrapalhar os alunos, mesmo que o foco seja a modernização do ensino.”

Já professora de História Geralda Carvalho, da Escola Estadual "Dinah Lucia Balestrero", de Brotas (SP), acredita que o uso de celular pode beneficiar os alunos, mas se não houver um controle de tal uso pode acabar sendo um problema sério nas aulas. “Acho que devemos agregar o útil ao agradável, mas tudo deve ser consciente. Deve haver uma interação entre aparelhos celulares e as aulas para que elas se tornem mais atrativas, mas fica o receio de não haver um controle ou uma regra sobre o uso deliberado, podendo prejudicar as aulas e, até mesmo, tirar atenção dos alunos", afirma ela.

A Secretaria já noticiou que o uso será apenas permitido para atividades pedagógicas e orientadas por educadores, o que impede o uso de rede sociais ou ligações. O secretário defende o celular como ferramenta de aprendizagem.  “Se quisermos manter o aluno interessado em aprender, temos de usar a linguagem dele, a linguagem de seu tempo", afirma Nalini, em entrevista para o site webdiario ( www.webdiario.com.br). O projeto segue agora para sanção do governador.

Publicada em 24/10/2017 às 20h50.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/