Ageuniara

Prática esportiva e estudos: um equilíbrio saudável

Por: GYOVANA RODRIGUES VARGAS

10/10/2017

De acordo com pesquisas, praticar esportes exige tempo e dedicação. Vários estudos mostram que a prática esportiva auxilia o desempenho escolar, principalmente porque ajuda a melhorar a concentração e fixar o conteúdo, aliviar o estresse e estimula o indivíduo a trabalhar em equipe. Porém, a decisão de continuar a praticar esportes, pode não ser tão simples quando se tem competições e treinos intensos diariamente. 

Praticar esportes de alto nível exige muito empenho e é preciso manter o foco. Com a chegada dos vestibulares muitas pessoas ficam em dúvida quanto a continuar treinando ou se dedicar aos estudos, mas é preciso saber equilibrar as duas coisas, sem deixar uma ou outra de lado. Esse é o caso do nadador de Araraquara (SP), Saverio Ianelli Neto, estudante de Direito, que atualmente se dedica aos treinos para o Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas e ao curso. Segundo ele, fazer faculdade já era algo que desejava muito, então essa transição não foi difícil, mas exigiu muita dedicação.

Saverio já praticava esporte de alto nível desde 2008 e conta que, ao escolher fazer Direito, levou em consideração o que gostaria de fazer ao encerrar sua carreira na natação, e então tomou a decisão de iniciar a vida acadêmica, simultaneamente.“Levei em consideração que era importante fazer uma faculdade também, pois eu não ia viver para sempre de natação, não nadaria para sempre, pelo menos competitivamente, mesmo porque não tem como. É um tempo determinado”, explica.

Ele ressalta que uma das coisas mais importantes é saber equilibrar as atividades. “Para ajustar as duas coisas é preciso preparar-se psicologicamente, porque tem que estar disposto a dar o seu máximo na faculdade e na natação, portanto é preciso muita dedicação para manter o foco, pois são duas atividades muito importantes, e pode ser que em determinados momentos seja necessário optar por um ou outro, mas o importante é organização e sempre dar o seu melhor”, comenta.

Atualmente, ele viaja todos os finais de semana para as competições, o que exige ainda mais foco, para que as notas continuem boas e o desempenho na faculdade não seja prejudicado. Juntamente com o foco, disciplina e determinação são, segundo Saverio, outros dois pontos de muita importância. “Quando estou no treino, minha preocupação são as competições e na faculdade a atenção está sempre voltada à vida acadêmica. É fundamental não deixar um interferir no outro”, finaliza.

Profissionais aprovam a união da prática esportiva com os estudos, pois são vários os benefícios proporcionados a partir disso, portanto é válido procurar por alguma atividade de que se goste, para que o resultado seja ainda mais satisfatório. É importante ainda sempre respeitar os limites de seu corpo.

Publicada em 10/10/2017 às 21h11.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/