Ageuniara

Prática de exercício físico auxilia no desempenho escolar

Por: FELIPE DE ASSIS SMANIOTTO CASSUCIO

26/09/2017

É difícil imaginar como a regularidade nas atividades físicas interferem no desempenho escolar, mas o fato é que uma série de diferenciais são notados no aprendizado daqueles alunos que dividem o tempo entre os livros e os exercícios.

Pesquisas recentes feitas por neurocientistas da Universidade de Illinois (EUA) apontaram que alunos que se saem bem nos exercícios físicos também apresentam um melhor desempenho nas atividades escolares.

Além disso, crianças e adolescentes, que praticam esportes com frequência, apresentam uma performance escolar 20% superior à de alunos sedentários. A professora de história, Ariane Batagy, de Araraquara (SP), que leciona em uma escola de Boa Esperança Sul (SP), percebeu que os alunos ao retornarem das aulas de educação física, mesmo que agitados, possuiam uma participação considerável. “Apesar de excitação dos alunos, a melhora de participação é notável, eles acabam ficando mais atentos às aulas e fazem raciocínio ágil”.

Após ter notado isso, ela optou por utilizar movimentos de alongamento de ioga para que o rendimento em aula fosse maior. “Aulas de história acabam por ser longas e muito discursivas, em alguns casos, e para que os alunos não dispersem reservei de 5 a 10 minutos das minhas aulas para praticar uma série de alongamentos simples utilizados no ioga, para que houvesse o aumento da concentração em sala de aula o que, em boa parte dos casos, acaba tornando as aulas mais divertidas” afirma Batagy.

O professor de educação física José Eduardo, de Brotas (SP), diz que isso acontece porque quando a pessoa se exercita a produção de sinapses neuronais aumenta e a prática de exercícios tem o poder de desenvolver células cerebrais, criando novas conexões interneurais e mantendo a mente sempre jovem e ativa. Além disso,segundo ele, praticar atividades ajuda muito na fixação de conteúdos. Entretanto, o professor ressalta que além desses benefícios, as atividades físicas trazem outros. “O exercício físico proporciona vários benefícios psicológicos para seus praticantes, e um deles é a elevação da autoestima. Se a pessoa se sentir bem com ela mesma, ela ficará mais confiante, terá mais vontade de aprender e, consequentemente, o seu rendimento escolar será melhor. A prática de exercícios ajuda ainda a minimizar os níveis de estresse, tão típicos em épocas de prova. É um alívio nos períodos de tensão que envolvem o vestibular, a apresentação de trabalhos, monografias, entrevistas de emprego e afins”, destaca.

Publicada em 03/10/2017 às 20h52.

 

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/