Ageuniara

Redes sociais potencializam divulgação de negócios

Por: GYOVANA RODRIGUES VARGAS

18/04/2017

As redes sociais são ótimas ferramentas para quem desejar divulgar seus negócios. Através delas é possível utilizar ferramentas gratuitas e pagas, com a finalidade de fazer com que seus anúncios e publicações cheguem a um maior número de pessoas.

De acordo com um balanço realizado em 2016 pelo  Chief Executive Officer (CEO) do Facebook, as redes com mais usuários são Facebook, WhatsApp, Messenger e Instagram; e segundo uma pesquisa divugada pela Digital in 2016, da We Are Social em 2015, 45% da população está ativa em redes sociais de todos os tipos. Com esse grande acesso, é possível utilizá-las para publicidade e obter ótimos resultados.

Antes de iniciar a divulgação via redes sociais, é preciso saber quando se deve começar a investir em seus serviços para divulgação. Para o Gestor de Mídias Sociais e professor do curso de Publicidade Propaganda, da Universidade de Araraquara (UNIARA), Samuel Gatti Robles, não há um momento certo, porém, segundo ele, existem diversas vantagens em optar por redes sociais, entre elas estão a capacidade de adaptar a campanha de divulgação ao orçamento disponível, e a possibilidade de segmentar a entrega do anúncio para quem você quiser.

É necessário saber usar as redes sociais para que o resultado seja positivo e o objetivo alcançado. Para Robles, existem alguns cuidados que devem ser tomados por quem deseja usar a Internet para começar a divulgação de seus trabalhos. “Hoje em dia são muitas ferramentas que garantem a criação de boas campanhas, mas esse excesso de possibilidades pode gerar muita confusão e transformar um anúncio em algo muito engessado cuja entrega pode não ocorrer. Um bom planejamento que considere onde se está e onde se deseja chegar é um bom início para uma campanha eficiente”, explica.

Segundo ele, as redes sociais ganharam funcionalidade e eficiência, e entre as inúmeras que são oferecidas, existem algumas que ganham mais destaque na entrega de ferramentas que possibilitam a criação de bons anúncios, como é o caso do Facebook, Twitter e Instagram.

As pessoas têm, cada vez mais, acesso à Internet e, devido aos avanços tecnológicos, os recursos tornam-se cada vez mais elaborados e prontos para atender a necessidade específica de cada empreendedor. Para usar da maneira correta, e obter resultados positivos é preciso levar em conta que a relação com os clientes precisa ser feita de maneira clara e saber ouvir o que ele tem a dizer é muito importante. “Muita gente acaba levando para o lado pessoal eventuais críticas feitas à empresa e quando isso acontece, a chance de ter o nome divulgado como péssima empresa é muito grande” explica. Para ele, o ideal é ter bom senso, a capacidade de pensar estrategicamente e uma boa redação para anúncios e interações são características essenciais.

A autônoma Geovana Carla Clemente, divulga seus doces caseiros em seu perfil em uma rede social e, segundo ela, essa divulgação é muito importante, pois é a renda deste serviço que pretende utilizar para planos futuros. Com as redes sociais, o alcance é maior e os resultados mais satisfatórios. “Eu publico, meus amigos compartilham e o número de pessoas que visualizam é maior”, explica.

Para ela, o número de pessoas que passaram a procurar seus serviços após começar a usar as redes sociais para divulgação teve crescimento. “O número de clientes aumentou, pois são mais pessoas visualizando, compartilhando e elogiando, chamado atenção para outras pessoas também comprarem”, conta.

Existem inúmeras redes sociais que disponibilizam diversos recursos para divulgação. Analisar e pensar estrategicamente são pontos fundamentais a serem pensados para que o resultado seja cada vez melhor.

Publicada em 18/4/2017 às 23h59.

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/