Fique Sabendo!
Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.
O curso de Publicidade e Propaganda da Uniara tem mais de 20 anos de tradição em formar profissionais competentes e de destaque no mercado. Com professores experientes, infraestrutura ampla, estrutura curricular sempre atualizada e muitas atividades fora da sala de aula, aqui você vai extravasar sua criatividade e trilhar o caminho para ser um publicitário de sucesso.
Nossos professores têm experiência em sala de aula, no mercado de trabalho e são comprometidos com a evolução dos alunos. Ter profissionais assim durante sua graduação faz toda diferença!
Diversas atividades, viagens, visitas técnicas e premiações são realizadas ao longo do curso. Aqui você tem a oportunidade de conhecer o mercado de trabalho na prática.
A Uniara tem uma unidade para os cursos de comunicação, com biblioteca, laboratórios de informática e estúdio de fotografia com câmeras fotográficas. Nossos alunos também usam os estúdios da Rádio Uniara e da TV Uniara.
Os locais de trabalho são muito variados, têm publicitário em agências, assessorias, departamentos de marketing, veículos de comunicação, produtoras de eventos, empresas de pesquisa e opinião pública, em escolas e universidades, na área acadêmica, entre tantos outros campos.
A formação em uma boa instituição é muito importante, por isso o curso de Publicidade e Propaganda é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento da área comunicação na cidade de Araraquara e região!
A gente sempre vê em sala de aula alguns alunos que chegam com habilidades incríveis. Alguns cantam, outros dançam, alguns curtem teatro, mas outros mostram uma habilidade mágica de desenhar. Calma, pra fazer publicidade, você não precisa ter nenhuma destas habilidades, mas se desenhar é sua paixão, tem muita oportunidade de trabalho na publicidade para quem gosta de desenhar. O professor João de Assis também é muito talentoso e desenhou os professores do curso de Publicidade e Propaganda da Uniara. Veja, na galeria, o desenho e uma frase de cada um.
O mercado audiovisual para cinema e publicidade está expandindo cada vez mais. Os vídeos “on demand” (Netflix, Amazon Prime, PlayPlus, Globo Play, TelecinePlay, etc) estão ampliando o mercado de trabalho com séries, filmes e produção de conteúdo audiovisual. São muitas opções de atuação para quem se interessa por essa área. Em uma produtora, por exemplo, o profissional pode trabalhar no roteiro, produção e direção. Além disso, também é possível ser um produtor de conteúdo independente.
Sempre surgem inovações no meio publicitário e é preciso estar antenado para manter-se atualizado. Novas profissões estão surgindo, como analista de mídias digitais, cientista de dados, blogueiro, influenciador digital, youtuber, entre outros. Além disso, a maneira de trabalhar está mudando, pois muitas empresas oferecem a opção de home-office.
A internet e o smartphone mudaram muito a publicidade, pois o consumidor passou a ser mais ativo, tanto na possibilidade de comprar online quanto de elogiar ou criticar uma empresa. Além de a informação chegar de forma muito mais rápida ao consumidor, ela não está somente nos meios tradicionais, como televisão, jornal impresso e rádio. O publicitário precisa estar preparado para essas mudanças de forma que consiga trazer o melhor resultado para o cliente.
A linguagem visual é uma área da Publicidade e Propaganda que abrange do impresso ao eletrônico. Temos a fotografia, importante em revista, jornal, cartaz e outdoor. O vídeo também é fundamental, pois envolve filmes, comerciais, documentários e séries. A linguagem visual é importante porque dá fundamentos para que o publicitário possa pensar na imagem e no que está além da imagem.
O processo criativo é importante para que você consiga organizar suas ideias e chegar a uma conclusão. Existem ferramentas e exercícios que ajudam que esse processo seja mais tranquilo e o resultado seja melhor. Todo mundo pode ser criativo, é preciso se dedicar e aprender as técnicas usadas para explorar essa criatividade e ampliar as opções no mercado de trabalho.
O planejamento de marketing envolve o diagnóstico de cenário e a definição de objetivos, metas e estratégias que vão reduzir os riscos de uma tomada de decisão dentro de uma empresa ou agência. O objetivo desta disciplina dentro do curso de Publicidade e Propaganda é apresentar ao aluno técnicas de planejamento estratégico que ele possa adotar dentro de uma organização na tentativa de prevenir a empresa das ameaças e se preparar para o futuro.
O profissional de planejamento de mídias é muito importante paras as empresas porque pensa nas melhores ações que podem ser feitas para divulgação, ou seja, programa o que realmente pode trazer o resultado esperado, tanto em ações internas como propaganda. Todo investimento que é feito precisa ser estudado para ter a aplicação adequada, então o profissional que atua no planejamento passa a ser fundamental.
A rotina em uma agência de publicidade é movimentada. É preciso conhecer sobre as diversas empresas que são clientes, uma hora você pode falar de coxinha e em outro momento de planos odontológicos. Cada pessoa tem uma função dentro da agência, como atendimento, criação, planejamento, pesquisa, mídias, entre outros.
A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.
A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Publicidade e Propaganda. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? A coordenadora Eduarda Escila Ferreira Lopes te explica neste vídeo!
Nossos professores do curso de Publicidade e Propaganda são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!
O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!
Não é possível formar bons profissionais se a universidade não te oferecer aulas práticas durante sua formação. A maioria das aulas de Publicidade e Propaganda é na unidade 1 da Uniara, que conta com salas de aula amplas, laboratórios de informática, biblioteca de comunicação e estúdio de fotografia. A sala da coordenação também fica nesta unidade, para que os alunos tenham um contato mais próximo.
Muitas vezes escutamos que uma imagem vale mais que mil palavras e para o publicitário essa é uma realidade em seu cotidiano. No nosso Estúdio de Fotografia, os alunos desenvolvem fotos publicitárias e podem utilizar o espaço para a elaboração de seus projetos, já temos câmeras fotográficas profissionais disponíveis para os alunos.
Os alunos usam o estúdio da TV Uniara para gravações e edições de vídeos para diversos fins, como comerciais de TV e trabalhos propostos no curso. Também utilizam o estúdio da Rádio Uniara para aprender as linguagens utilizadas no rádio, desenvolver comerciais, spots e jingles.
A Uniara adotou em 2019 o método Google for Education em seu sistema de ensino. Além de ter acesso gratuito a aplicativos como Google Drive, Google Apresentações, Planilha Google e o Formulário Google, nossos alunos e professores utilizam o Class Room, ferramenta que torna a aula mais dinâmica e interativa.
Temos também os laboratórios de informática e as bibliotecas da Uniara à disposição dos alunos. A Uniara tem quatro bibliotecas, nas unidades 1, 3 e 4. No total, são 74 mil livros, além dos CD’s e DVD’s. Nossas bibliotecas têm áreas de estudo e acesso à internet para consulta on-line do acervo.
A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Publicidade e Propaganda, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.
“O curso de Publicidade e Propaganda foi minha jornada mais criativa e dinâmica. Através dele, desenvolvi habilidades para criar mensagens impactantes, entender o comportamento do consumidor e explorar diferentes mídias. Aprendi a arte de comunicar de forma estratégica, unindo design, storytelling e as mais diversas ferramentas do marketing. Cada projeto e desafio me ajudou a crescer como profissional e a enxergar o mundo da publicidade com olhos mais atentos e críticos. Aplico tudo o que aprendi desde que iniciei minha vida profissional pós universidade. Essa área é emocionante e em constante evolução, e a Uniara e seus profissionais acompanham o mercado. Foi o divisor de águas na minha vida!”.
“As disciplinas do curso são muito boas, com as aulas de Photoshop, produção e edição de vídeo, comunicação, enfim, é um curso bem prático e gostoso de fazer. Os professores interagem com os alunos e temos total liberdade de criação. Participei de um concurso, o FestVídeo, em que os professores incentivaram muito, e conquistamos o ouro”.
“O curso foi um passo muito importante em minha carreira profissional. Para além da amizade e conhecimento adquirido, vejo a Universidade como uma das ações educacionais fundamentais para a carreira de cineasta e artista do audiovisual. Agradeço muito a Uniara com todo o empenho, auxílio e dedicação que recebi. Um aprendizado que guardo comigo para sempre”.
“A faculdade era na cidade onde eu trabalhava e também era bem próxima da cidade dos meus pais, então a junção das duas coisas foi perfeita. O que fez a diferença no curso foram alguns professores e as várias oportunidades de estágios, fora as viagens para o festival de Gramado, que com certeza sentirei saudades”.
“Não existe nada melhor do que investir em conhecimento. Em 2010, comecei o curso de Publicidade e Propaganda, foram os melhores anos da minha vida. Como eu sou apaixonada por comunicação, eliminei diversas matérias e ingressei no curso de jornalismo. Atualmente, estou empregada e sou jornalista do Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga. Tenho muita gratidão e orgulho por ter estudado nessa universidade”.
Nosso aluno Ricardo Patrick ganhou muitos prêmios durante o curso de Publicidade e Propaganda, fruto de sua dedicação, seu esforço e todo o apoio que teve da coordenação, dos professores e colegas durante a graduação. Neste vídeo, ele conta mais sobre o curso, as premiações e as tendências do mercado.
O Prêmio Regional de Publicidade e Propaganda acontece desde 2003 e, com o passar dos anos, foi se aperfeiçoando e se tornou um evento consagrado. Promovido pelo curso de Publicidade e Propaganda da Uniara, o prêmio é dividido em duas categorias: Universitário e Profissional
Na categoria Universitário, alunos do curso de PP e de Design Digital podem se inscrever. Já na categoria Profissional, agências de publicidade e produtoras de áudio e vídeo podem participar. Além disso, cada categoria é dividida em subcategorias que vão de Fotografia Publicitária à Embalagem.
A Agência Escola de Publicidade e Propaganda existe desde 2000 e tem como objetivo fornecer estágio para os alunos e atender trabalhos da Uniara e de instituições sem fins lucrativos. A Publiara dá várias oportunidades, aumentando o conhecimento e crescimento dos graduandos, com isso há a preparação profissional e aumento do portfólio do estudante.
O curso de Publicidade e Propaganda da Uniara sempre realiza workshops para os alunos do ensino médio de Araraquara e região. É uma oportunidade para os estudantes aprenderem algo novo e conhecerem o curso mais de perto, tirarem dúvidas e visitarem nossa infraestrutura. As atividades são realizadas pela coordenação do curso, em parceria com nossos professores e alunos da graduação. Já foram realizados workshops de fotografia, Youtube, Podcast e Criação, sendo que todos são gratuitos.
A área de publicidade envolve muitos festivais e eventos com premiações, de modo que os profissionais podem participar e concorrer a prêmios. Diversos eventos têm categorias para que os universitários possam inscrever seus trabalhos também, então nossos alunos são incentivados a participar e ter essa experiência. Já tivemos participações e alunos premiados no FestGraf, FestVídeo, Festival do Minuto, Central do Outdoor, Universidade no Ar, Festin, Festival Brasília Foto Show, FestDigital, HackaLab, FestÁudio, entre outros.
Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.