Fique Sabendo!
Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.
A Clínica de Fisioterapia da Uniara é um dos grandes diferenciais do curso. Ela oferece a oportunidade para os alunos colocarem em prática todo o conhecimento das salas de aula.
A clínica oferece uma infraestrutura completa e atualizada, com academia, piscina, consultórios e setor de atendimento para os pacientes e alunos.
A Clínica de Fisioterapia da Uniara atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Araraquara e da região. Os alunos têm a experiência real da profissão.
Por meio da clínica, os estudantes do curso de Fisioterapia da Uniara têm a oportunidade de participar de programas de estágios internos e enriquecer o currículo.
O curso de Fisioterapia da Uniara é completo, com infraestrutura ampla, professores experientes, estrutura curricular sempre atualizada e ainda oferece muitas oportunidades de aprendizado na prática.
Os alunos de Fisioterapia da Uniara fazem estágio participativo na Santa Casa de Araraquara, na emergência, na UTI e também nas enfermarias.
A clínica de Fisioterapia da Uniara foi inaugurada em 2001 e atende pacientes por meio do SUS. É uma ótima oportunidade para os alunos aprenderem na prática.
Nossos professores têm experiência dentro e fora da sala de aula. São parceiros e acompanham a evolução dos alunos em todas as etapas.
Por meio de um convênio firmado há muitos anos entre a Uniara e a Santa Casa, o hospital que é referência na região hoje tem 12 fisioterapeutas, todos ex-alunos da Uniara. Além disso, os alunos do quarto ano de Fisioterapia da Uniara fazem estágio participativo na emergência, na UTI e também nas enfermarias, todos supervisionados pela professora Daniela Aparecida Benite.
Depois de terem toda a fundamentação teórica e prática, os alunos de Fisioterapia da Uniara começam o estágio na Santa Casa, sempre sob supervisão, com o objetivo de tratar e prevenir complicações cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas. A Uniara é a única instituição de ensino que oferece essa oportunidade de estágio na Santa Casa de Araraquara.
O curso de Fisioterapia da Uniara também possui parceria com a Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) Parque residencial São Paulo Dr.Gustavo de Moraes Junior. O estágio curricular supervisionado na atenção básica visa proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar, ampliar e adequar o conhecimento teórico adquirido na universidade, visando à integração entre teoria e prática no desenvolvimento das habilidades requeridas para a formação profissional.
Além de planejar, participar, desenvolver e analisar práticas fisioterapêuticas em ações de atenção básica centradas na promoção e prevenção em saúde de forma humanizada, possibilitará aos alunos a vivência da realidade dos espaços profissionais, aperfeiçoando sua responsabilidade técnica e exercitando a convivência em equipe multidisciplinar, ampliando, desta forma, sua formação acadêmica. A professora supervisora é a Fisioterapeuta Andressa Mendonça Turci.
A fisioterapia esportiva desenvolve tanto a prevenção de lesões como a reabilitação de todas as lesões que os atletas sofrem durante as partidas ou os treinamentos. Além da parte teórica, nosso aluno tem a experiência prática em fisioterapia esportiva, com o estágio dentro da Clínica de Fisioterapia da Uniara. O estágio é trabalhado em diferentes esportes: basquete, futebol, vôlei e natação, entre outros.
O fisioterapeuta pode atuar com pacientes que têm problemas respiratórios, doenças cardiovasculares ou fatores de risco. Dentro das doenças respiratórias, temos pneumonia, enfisema pulmonar, fibrose pulmonar, bronquite crônica, asma, entre outros. Na área de problemas cardiovasculares, temos pacientes com hipertensão, diabetes e obesidade. O tratamento visa a melhora do quadro clínico e também da qualidade de vida dos pacientes, de crianças a idosos. Em casos cirúrgicos, como um infarto, o fisioterapeuta acompanha o paciente desde o momento da internação até o pós-operatório nos meses seguintes.
A fisioterapia neurofuncional atua para reabilitar o cérebro e o sistema nervoso como um todo. O objetivo é trabalhar as funções que o paciente perde, assim como promover a melhora da coordenação motora. O tratamento é realizado com crianças que apresentam algum déficit, com o intuito de que ela possa ter um desenvolvimento normal, e também com adultos que têm esclerose múltipla, alzheimer, parkinson e outras patologias que acometem o sistema nervoso. A fisioterapia nesses casos pode melhorar a qualidade de vida e minimizar os efeitos das doenças.
O fisioterapeuta também atua nas alterações do sistema mastigatório, em que os pacientes costumam apresentar dor de cabeça e dificuldade da movimentação da mandíbula, inclusive após acidentes com impacto na face. Esses pacientes normalmente são encaminhados por dentistas ou fonoaudiólogos, profissionais que acabam trabalhando em conjunto no tratamento. O objetivo é devolver as funções do sistema mastigatório.
A atuação da Fisioterapia na área de traumatologia envolve a prevenção, o tratamento e a reabilitação quando há um acometimento no sistema ósseo e/ou muscular. O fisioterapeuta faz uma avaliação física no paciente e propõe um tratamento, que pode incluir técnicas manuais, aparelhos de musculação, faixas elásticas e aparelhos com estímulos elétricos.
A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.
O aluno que optar por cursar Educação Física Licenciatura e Bacharelado na Uniara continuará estudando por mais um ano para fazer as disciplinas exclusivas da segunda modalidade escolhida. Para alunos de transferência, será preciso analisar cada caso para estipular o tempo necessário para concluir a graduação.
O Uniara na Prática é uma iniciativa da Universidade de Araraquara para apresentar aos futuros alunos e interessados os detalhes do dia a dia de quem estuda nas mais diversas áreas da graduação.
A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Fisioterapia. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? O coordenador Carlos Roberto Grazziano te explica neste vídeo!
Nossos professores do curso de Fisioterapia são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!
O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado?
Assista ao vídeo com a especialista!
Não é possível formar bons profissionais se a universidade não te oferecer aulas práticas durante sua formação. A Clínica de Fisioterapia da Uniara foi inaugurada em 2001 e já atendeu mais de 230 mil pacientes. O tratamento é realizado sem custo, por meio de encaminhamento do SUS.
Durante o primeiro ano do curso, o aluno já acompanha a rotina da clínica. No segundo ano, ele passa a realizar atendimentos em asilos, sempre sob supervisão dos professores. Já os alunos do terceiro e do quarto ano ficam mais focados nos atendimentos individualizados na clínica, que tem capacidade de atender até 250 pacientes por dia.
Os alunos de Fisioterapia da Uniara têm aulas práticas nos laboratórios de Anatomia, Informática, Microscopia, Recursos Múltiplos e também no de Bioquímica, Enzimologia Clínica, Citogenética e Micologia Clínica. Assim os alunos conseguem colocar em prática tudo o que aprendem na sala de aula.
Os alunos de Fisioterapia também usam o laboratório de anatomia, que é o mais completo e estruturado da região, com um espaço amplo e sempre com a presença de técnicos para auxiliar.
Um grande diferencial do laboratório de anatomia da Uniara é que, além de conter peças sintéticas, há grande quantidade de peças naturais que facilitam o aprendizado. Afinal, a Uniara conta com 12 cursos da área da saúde, além de mestrado e doutorado, então nossos laboratórios atendem os mais altos níveis de padrão exigidos pelo MEC.
A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Fisioterapia, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.
Para mim o fator mais importante foram os professores, principalmente por nos ensinar um atendimento humanizado, com amor e carinho pelos pacientes. As oportunidades de estágio ao longo da graduação fizeram toda diferença na minha vida profissional. O estágio no hospital mudou completamente minha vida, como ser humano! E agradeço muito o suporte que os professores nos oferecem, terminei minha graduação muito segura e cheia de vontade de sempre agregar mais conhecimento!
Fernanda Natulini Costa fez fisioterapia na Uniara e se formou em 2009. Com apoio e indicação dos professores, continuou estudando e se especializou em pilates e SGA (Stretching Global Ativo). Como sempre sonhou em ser empreendedora, abriu a clínica Body House, onde ela atua com reabilitação de pacientes após cirurgia, na área de ortopedia e no pilates. “Tudo o que eu sou hoje é graças ao curso de fisioterapia da Uniara. Os professores sempre me apoiaram e orientaram”, conta. Para Fernanda, foi fundamental ter a clínica de fisioterapia da Uniara à disposição durante sua graduação, pois conseguiu aprender na prática e conhecer novas técnicas para poder se especializar depois de formada.
Depois de muitas pesquisas em várias universidades, eu decidi fazer na Uniara devido o seu reconhecimento não só na cidade mas em toda a região. O curso de fisioterapia é um dos mais comentados da universidade, o que me chamou muito a minha atenção, fora a infraestrutura do curso. A Uniara possui uma clínica própria para que possamos atender durante o último ano, onde realizamos os estágios. E isso é um diferencial, já que em algumas universidade o aluno tem que procurar algum lugar por conta própria para poder realizar o estágio. Fora os docentes do curso que são muito bem capacitados, e muitos deles são bem reconhecidos dentro da área acadêmica! Então depois de tudo isso, não tinha como eu não escolher a fisioterapia da Uniara!
Eu acredito que o fator que realmente fez a diferença foi corpo docente, assim como a vivência clínica nos estágios. Durante a graduação tivemos a oportunidade de termos a disciplina de Disfunção Craniomandibular com a Professora Andréa Carrascosa, eu me identifiquei com a área e com a professora que serviu como inspiração, busquei aprimorar conhecimento e aprendizado na área, fiz especialização, mestrado e sou doutorando estudando o tema, graças a esta oportunidade hoje sou docente de cursos de pós-graduação, já fui convidado para palestrar sobre o tema em um dos maiores congressos de dor na Brasil. Sobretudo, agradeço demais à fisioterapia por me proporcionar os melhores momentos em que vivi durante a graduação e todos os ensinamentos que tive, um agradecimento especial a professora Andréa Carrascosa por me orientar e acreditar em mim.
Desde o segundo ano já tivemos contato com o primeiro estágio de observação, no qual metade da turma fez no Lar Nosso Ninho e a outra metade no asilo da cidade, aí já podemos perceber a prática da fisioterapia! O quarto ano é, sem dúvida, o ano em que mais nos cansamos, fisicamente e emocionalmente, mas o melhor ano de todos, onde temos o contato direto com o paciente, com as patologias, com os casos, dos mais delicados aos menos preocupantes
Em março de 2023, o curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara completou 25 anos de atividades. As práticas nos laboratórios, o início dos estágios na Clínica-Escola de Fisioterapia, criada em 2001, e as parcerias firmadas com várias entidades como a Secretaria Municipal de Saúde e a Santa Casa de Misericórdia de Araraquara estão marcadas memória do curso.
Diversos alunos se tornaram destaque nacional e internacional dentro desta nobre área do conhecimento. E, acima de tudo, este é só o começo, pois a Uniara continua investindo em inovação e em tecnologias de ensino teórico e prático para o aprendizado de qualidade nas áreas de saúde.
Os alunos do curso de Fisioterapia sempre estão presentes nas principais feiras da área da saúde, como a Reatech (Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade) e a Feira Hospitalar, onde conhecem os novos equipamentos e novas técnicas disponíveis no mercado.
Além de participar das feiras, nossos alunos também conhecem alguns thermas, em Poços de Caldas, que realizam diversos tratamentos. Com o uso da água thermal e aparelhos, o profissional de fisioterapia pode tratar pacientes que sofreram Acidente Vascular Encefálico e que têm problemas reumáticos, por exemplo.
O Encontro de Fisioterapia é um evento organizado pelo curso todo ano, que reúne palestras e mini cursos em uma semana, com professores, profissionais renomados e ex-alunos. É uma oportunidade para os alunos se aprofundarem em assuntos específicos, como oncologia, abordagem ortopédica no joelho e bandagens funcionais.
Além disso, são realizadas outras palestras durante o curso, para que os alunos mantenham-se sempre atualizados com as novidades do mercado e também conheçam histórias de profissionais e pacientes. Em alguns eventos, os próprios alunos têm a oportunidade de ministrar uma palestra dentro da universidade.
O trabalho “A influência aguda da técnica de Stretching Global Ativo na flexibilidade e no perfil postural de ciclistas”, de autoria dos alunos do quarto ano do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Jéssica Miranda Fugimoto e Yassuo Honofre Sakanaka, foi classificado entre os dez melhores no “11º Congresso Internacional de Fisioterapia”, realizado entre os dias 19 e 22 de setembro, em Salvador, na Bahia. O estudo foi orientado pelos professores André Capaldo Amaral e Maurício José Falcai.
Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.