Ao contrário do que muitos pensam, a literatura infantil, mais do que ser um gênero para crianças, é uma literatura para a formação de leitores de qualquer idade. Nessa perspectiva, é capaz de conquistar leitores e promover o gosto pela leitura literária em todos os níveis da Educação Básica e em todas as áreas do conhecimento, especialmente por sua marcante característica transdisciplinar. Ademais, a Psicologia mostra que todos, jovens, adultos ou idosos, têm uma criança latente dentro de si. Assim, mesmo autônomos e independentes (características da idade adulta), ainda são capazes de se encantar com histórias chamadas de "infantis".
Levando em conta a necessidade da formação leitora dos indivíduos, o uso da literatura infantil tem papel de destaque nas discussões sobre o letramento na escola, sobretudo pela importância cultural e psicológica da fantasia na infância. Nesse sentido, reconhece-se a influência do profissional docente no desenvolvimento do gosto e dos hábitos de leitura entre os alunos.
O curso "Literatura Infantil e Contação de Histórias na Escola", objetiva, portanto, capacitar os profissionais para atuarem no ensino da leitura, trabalhando de maneira criativa e lúdica com as mais diversas histórias que povoam a literatura infantil.
As perspectivas teórico-metodológicas atuais sobre o ensino da leitura na perspectiva do letramento são as bases para se pensar as possibilidades de trabalho com a literatura infantil na escola, destacando-se também estratégias e técnicas para a contação de histórias.
A especialização é uma possibilidade de aprofundamento dos estudos, caracterizando-se como um complemento à formação inicial para profissionais que atuam ou desejam atuar na área da Educação. Contribui para a progressão e aumento salarial na carreira profissional e contagem de pontos em concursos públicos. Além disso, permite que o estudante também se prepare para a atuação no ensino superior.
Oferece-se, portanto, ao profissional um diferencial no mercado de trabalho, cada vez mais exigente: uma possibilidade de atualização, aperfeiçoamento e evolução na carreira na área da Educação.
Público-alvo: Pedagogos, psicólogos e demais profissionais licenciados ou graduados em outras áreas do conhecimento, com destaque para aqueles formados na área de Letras, e àqueles interessados na Docência de Ensino na Área de Educação.
*O TCC é opcional e terá custo adicional.
Importante: Por se tratarem de conteúdos independentes, os módulos podem ser oferecidos em uma ordem diferente da apresentada acima.
Mônica Pereira possui graduação em Pedagogia (2008) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É mestre (2011) e doutora (2016) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - PPGE/UFSCar. Atua no ensino superior desde 2010. É coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEAD e também do curso de Pedagogia a Distância da Universidade de Araraquara - Uniara.
Ligue ou fale pelo whatsapp (16) 99721-2418 para ter mais informações sobre o curso e descontos.
Confira aqui a relação das empresas conveniadas.
Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 21h e sábado das 8h às 12h.
Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.
Deixe sua mensagem abaixo:
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI