202410312132

Notícias

Alunos de Enfermagem da Uniara promovem ação para orientar a população sobre hipertensão

Publicado em: 06/05/2024

Na última sexta-feira, dia 3 de maio, estudantes do terceiro ano do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara orientaram a população sobre a hipertensão, em frente à Igreja Santa Cruz, no centro da cidade. A atividade foi supervisionada pelas professoras Amanda dos Santos Oliveira e Patrícia Cristina Urbano.

“Trata-se da campanha ‘Menos Pressão’, da Sociedade Brasileira de Hipertensão - SBH, com a ideia de divulgar a prevenção à hipertensão e o controle da pressão arterial para quem já é hipertenso. O dia 26 de abril foi o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial”, inicia Oliveira.

Ela conta que, dentro das disciplinas de Saúde do Adulto e Idoso, Clínica Médica e Clínica Cirúrgica, os alunos foram orientados por ela e Urbano para a produção de material. “Foi um folder com orientações sobre a campanha e a prevenção da pressão alta, além dos sinais de alerta que se pode ter quando uma pessoa já é hipertensa, e onde e quais são as unidades de Araraquara que devem procurar para atendimento, se necessário”, detalha.

Os sinais de alerta, de acordo com a docente, são: sangramento nasal, visão embaçada, congestão, dores no peito, zumbido no ouvido, fraqueza e dor de cabeça. “Tentamos produzir um material com uma linguagem muito acessível, para a população consumir, e uma letra não tão pequena. Os alunos usaram esse material educacional para orientar as pessoas, divulgar a campanha e lembrá-las que é importante, mesmo que não tenham ainda diagnóstico de hipertensão, que verifiquem a pressão arterial ao menos uma vez ao ano, como recomendação da Sociedade Brasileira de Hipertensão e Cardiologia”, salienta.

Os graduandos também desenvolveram uma carteirinha, que recebeu o nome de Semáforo de pressão alta”. “Há indicações de cores verde, amarelo e vermelho, com os valores de pressão arterial, sendo que uma pessoa deve se preocupar a partir do amarelo ou, no vermelho, procurar uma assistência médica de fato. Se nunca foi diagnosticada como hipertensa, tem que procurar atendimento imediatamente e, se já foi diagnosticada e faz tratamento e acompanhamento, deve ser orientada a procurar uma unidade de saúde para rever o tratamento, pois a pressão não está controlada nesse momento”, alerta Oliveira.

“Resolvemos não aferir a pressão hoje, com o intuito de fazer a orientação da campanha para utilizarem essa carteirinha no posto de saúde de referência. O material tem uma sequência de acompanhamentos de um mês, e o indivíduo leva isso ao cardiologista para acompanhar essas medidas em um único documento. A carteirinha é uma forma simples para guardar os valores, e tem um lado para observações caso o profissional identifique alguma coisa que queira registrar no momento da medida da pressão arterial”, finaliza a professora.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Clique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliar


Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI