O Seminário Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, proposto como atividade conjunta da Universidade de Araraquara - Uniara, dá início a uma discussão interdisciplinar sobre a temática que se faz presente em diferentes áreas do conhecimento, e em diversas áreas de ensino e pesquisa desta Instituição.
O evento é destinado a pesquisadores, mestrandos, doutorandos, alunos de graduação e outros profissionais que tenham interesse nesse tema que é tão importante na atual conjuntura brasileira, cujos desdobramentos são percebidos nos planos local e regional.
O seminário abre um ciclo que esperamos que se expanda, envolvendo outras Instituições de ensino e pesquisa que tenham preocupação com as políticas públicas em suas linhas de pesquisa.
Neste primeiro seminário, as áreas priorizadas para o debate são: educação, saúde, meio ambiente, direito e planejamento urbano, tendo as políticas públicas como eixo comum.
O I SEPPU - Seminário de Políticas Públicas da Universidade de Araraquara - Uniara, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, será realizado entre os dias 24, 25 e 26 de maio de 2017. O evento contará com conferências, mesas redondas, e sessões de apresentação de comunicações, sendo estas distribuídas em 5 grupos de trabalhos (GTs).
A seleção de trabalhos para apresentação será realizada mediante envio do resumo, que deverão ser submetidos por intermédio do e-mail seppuniara@hotmail.com até o dia 25/04/2017. Instruções para envio de trabalhos, regulamento, prazos, GTs e demais informações estão disponíveis no item prazos e taxas.
Haverá publicação de textos completos nos anais do evento. Os interessados na publicação nesse formato deverão encaminhar seus textos até 17 de maio de 2017.
As políticas públicas do meio ambiente abrangem os seguintes campos temáticos: garantia de segurança alimentar, arranjos produtivos, locais e redes territoriais, desenvolvimento da agrobiodiversidade, conservação e uso sustentável dos recursos naturais e energéticos, recursos hídricos, gestão de resíduos, dentre outros.
Essa sessão temática propõe-se a discutir os bloqueios e as perspectivas das políticas públicas nos eixos temáticos acima apontados.
Nessa sessão temática espera-se que seja contemplado nos trabalhos as seguintes perspectivas: conhecimento do conceito de conhecimento e abordagem multidisciplinar ou interdisciplinar do objeto de estudo elencado para participação; informe se a natureza do trabalho deve-se a pesquisa de intervenção da realidade concluída ou em andamento, se for o caso; esclareça e se permita também apresentação de tema específico com a finalidade de desenvolver a cultura de abordagem conjunta e participativa em assuntos de políticas públicas, contemplando para efeito didático a ideia de ciclo: o problema, a formação da agenda, implantação ou implementação. O GT tem ainda a expectativa de receber trabalhos que se proponham à discussão de políticas públicas de educação básica em inter-relação com instituições sociais, assim como também aqueles que discutam estratégias de fomento para essa dimensão da política educacional.
Sobre a infância e a juventude e dar a conhecer estudos, projetos e programas de investigação e de intervenção que tenham como foco a infância e/ou a juventude no país e no exterior. A sessão temática procura constituir-se como um espaço de debate, dando especial relevo à participação de estudantes, profissionais, investigadores e instituições que se dedicam ao estudo ou que estão envolvidos em contexto de trabalho no âmbito das políticas públicas para infância e/ou juventude.
Nas últimas décadas, aprofundaram-se os problemas e conflitos socioambientais somados à concentração da população brasileira em cidades quase sempre desprovidas de infraestrutura, mobilidade e equipamentos urbanísticos adequados. A degradação ambiental tem impulsionado a formulação de políticas públicas nas diversas escalas: do global ao local. Já a implementação destas políticas quase sempre recai sobre o local, gerando uma interdependência entre as políticas ambientais e o planejamento urbano que tem que lidar com uma gama enorme de problemas sociais, ambientais e econômicos que acometem toda a população urbana. Ao mesmo tempo, os municípios enfrentam dificuldades para implementar políticas públicas que visem ao cumprimento das funções sociais da cidade como instrumento resolutivo dos problemas do crescimento urbano e da desordenada ocupação do solo.
Organização, funcionamento e modelos de gestão do Sistema Único de Saúde, analisando criticamente a relação entre os modelos de atenção à saúde predominantes com a evolução das políticas de saúde no Brasil. Conceitos e instrumentos do planejamento e programação em saúde na perspectiva de sua aplicação para o equacionamento e a resolução do conjunto de problemas relativos ao arranjo das práticas de cuidado da saúde e aos modelos assistenciais. Conceitos de saúde, processo saúde-doença e os modelos de atenção à saúde no contexto nacional e internacional; a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil até a implementação do Sistema Único de Saúde; os princípios organizativos e doutrinários do SUS, as leis que regem a sua organização e financiamento; os níveis de atenção em saúde, a importância da Atenção Primária (Unidades Básicas de Saúde - UBS e Estratégia de Saúde da Família - ESF); as políticas de saúde para alguns grupos específicos (saúde da mulher e do homem, recém-nascido, criança, adolescente, adulto, idoso, vigilância em saúde, saúde mental).
As políticas públicas fazem inúmeras interfaces com o campo jurídico. Dialogam com a Constituição, com a legislação, com decretos, com portarias e instruções normativas. Também estabelecem estreita relação com os direitos constitucional, administrativo, tributário, financeiro, eleitoral etc. e são constituídas por um complexo arcabouço jurídico-institucional, formado por políticas setoriais, planos, programas, projetos, Planos Plurianuais (PPAs), Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs), Leis Orçamentárias Anuais (LOAs). Além disso, as políticas públicas se constituem como um campo de estudo específico, com múltiplas tradições teóricas, um campo epistêmico próprio e metodologias de análise empírica consolidadas.
Cronograma das Apresentações dos Trabalhos Acadêmicos
18h00: Credenciamento
19h30: Abertura
Palestra: As políticas públicas no Brasil: análise da realidade e perspectivas de futuro
Local: Auditório José Araújo Quirino dos Santos
Composição da mesa de abertura:
14h00 - 17h00: Apresentação dos trabalhos aprovados
Local: Salas 19 e 20
19h30: Mesa Redonda
Tema: O Programa Minha Casa Minha Vida na cidade de Araraquara
Local: Salão Nobre da Uniara
Participantes:
09h00: Palestra
Tema: Capitalismo e Colapso Ambiental
Local: Salão Nobre da Uniara
Palestrante:
14h00 - 17h00: Apresentação dos trabalhos aprovados
Local: Salas 19 e 20
19h30: Mesa Redonda
Tema: O SUS como política de inclusão social: avanços e desafios
Local: Salão Nobre da Uniara
Participantes:
Resumo expandido de 4 até 10 páginas.
Seguir o modelo dos templates.
Publicação de um livro com os melhores trabalhos do evento organizado por área.
MALAGOLLI, Guilherme Augusto
OLIVEIRA, Gustavo Ricardo de
MUNDO NETO, Martin
A Ferrovia Paulista no Século XXI e o Abandono: Transformação Urbana Através do Design Thinking
SAMPAIO, Gabriela
A Necessidade de Implementação de Políticas Públicas Tributárias e Crise Econômica
MASCARIN, Maria Fernanda
A Responsabilidade da Pessoa Jurídica em Crimes Ambientais
CARRARA, Kleiton José
Acesso aos Serviços de Saúde: Primeira Aproximação ao Problema e a um Referencial Teórico
OLIVEIRA, Gustavo Rodrigues de
LORENZO, H. C.
FONSECA, Maria Júlia M.
MAINTINGUER, Sandra Imaculada
Cultura Escolar Contemporânea e o Uso dos Dispositivos Móveis e Internet
LOPES, Eduarda Escila Ferreira
VALDEMARIN, Vera Tereza
Desenvolvimento Territorial da Cidade de São Carlos: Evolução de Regiões Favelizadas de São Carlos
ARAÚJO JÚNIOR, Luiz Paulo Vieira de Araújo
COLNAGO, Ellen Tamires Pedriali
Efetividade de Políticas Públicas para a Educação do Campo
PAVINI, Gislaine Cristina
RIBEIRO, Maria Lucia
Estratégia da Saúde da Família: Avaliação da Percepção da Comunidade
CAMARGO, Anne M
RIBEIRO, Lucas G
FIGUEIREDO, Walter M
Estrutura de Atendimento Ambulatorial da 11ª Rede Regional de Atenção à Saúde
OLIVA, Flávio Alberto
RIBEIRO, Maria Lúcia
MUNDO NETO, Martin
RAMOS, Raquel Fabbri
MALAGOLLI, Guilherme Augusto
PINHEIRO FILHO, Francisco Percival
RACY, Elisa
ALVES, Júlio de Araújo
DEMARZO, Mário Sérgio
CARDOSO, Diogo da Silva
Mobilidade Urbana: o Direito de Ir e Vir no Município de Teixeira de Freitas-BA
BISSARO, Débora Zago
O Circuito de Feiras do Produtor de Araraquara: Espaços de Atendimento às Demandas da População
BENJAMIM VIEIRA, Camila
JARDIM, Maria Chaves
O Consumo Infantil Influenciado pela Publicidade Televisa
LUIZ, Solange Ap. da Silva
GALLO, Zildo
CELLA, Daltro
QUEDA, Oriowaldo
MARTINS, Fábio do E. S.
CARDOZO, Daiane Roncato
FERRANTE, Vera Lûcia Silveira Botta
ALMEIDA, Luiz Manoel de Moraes Camargo
COSTA, Vera Mariza Henriques de Miranda
RODRIGUERO, Aline
O Programa de Educação Integral no Município de Araraquara: Avanços e Perspectivas
SANTANA, Vanessa Cristina Caiano de
PASCHOALINO, Augusto
FERRANTE, Vera Botta
Planejamento Urbano em Maringá: "Cidade Verde" e suas Contradições
SANTOS, Ana Paula
MAGALHÃES, Beatriz
PAIXÃO, Bruna Martins
LITHOLDO, Karen
BARALDI, Mateus Rogério
SPADA, Sofia Bheatriz
GRAMASCO, Thiago Bastelli
SILVA, Talita de Souza Martin
COIMBRA, Caroline Cleonice
MUNDO NETO, Martin
CAVICHIOLI, Fábio Alexandre
SANTOS, Eliane Silva dos
PRONAF - Crédito Rural nas Cidades de Ibaté, São Carlos, Brotas e Tambaú
FASSINA, Matheus Souza
GUIMARÃES, MSc. Guilherme Henrique Silva
RIOS, Prof. Dr. Leonardo
ROSALIN, João Paulo
GALLO, Fabricio
Zika Vírus: Análise, Discussões e Impactos no Brasil
CANOSSA, Gabriela Caroline Coelho
STELUTE, Leticia Bugança
CELLA, Daltro
Anual
Português e Espanhol
Universidade de Araraquara - Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 - Centro
Araraquara/SP - CEP 14801-340
v.1, n.1, 2017
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI