Chrôma - Ciclo de Estudos em Design Digital e Jogos Digitais
De 21 a 25 de setembro de 2020
A Universidade de Araraquara - Uniara realiza o Ciclo de Estudos em Design Digital e Jogos Digitais, promovido pela coordenação dos cursos de Design Digital e Jogos Digitais da nossa Instituição.
O evento conta com uma programação de palestras e bate-papos oferecidos por profissionais que atuam na área. Em 2020, em virtude das restrições impostas pela pandemia, o evento acontecerá na modalidade online, de 21 a 25 de setembro de 2020. Confira a programação para obter mais informações e inscreva-se.
Inscrição
Inscreva-se no evento e tenha acesso ao ambiente onde serão disponibilizados os links para as palestras.
Atenção: só receberão o certificado os participantes devidamente inscritos e que, no dia e hora do evento, clicarem nos links das palestras disponibilizados diretamente no ambiente de acompanhamento da inscrição.
Inscrições encerradas.
O controle da frequência será feito a partir do login no ambiente de acompanhamento nos dias e horas das palestras.
Programação
Segunda-feira (21/09)
19h30 - Impressão 3D
Apresentação sobre três processos de criação tridimensional, partindo da ideia para um objeto físico ou virtual: a escultura tradicional, o "pepakura" (esculturas de papel criadas com impressões planificadas) e impressão 3D (FDM/FFF) e híbridas, por meio de demonstração de experiências do palestrante e exemplos de aplicações na indústria e campos do Design, Games e Arte.
Convidado:
Mazzon Gil (Carlos Alberto Gil Mazzante) é artista plástico formado pela UNESP e especialista em Design Gráfico pelo SENAC. Desde 2001, trabalha como artista visual, educador e designer gráfico freelancer para diversas empresas e é co-fundador do coletivo Unsquepensa Arte, onde desenvolve oficinas e projetos de criação. Participou de várias exposições coletivas. Pratica e pesquisa independentemente diversas técnicas de criação, em especial o desenho, a escultura tradicional, a escultura digital e sua transposição para o universo físico e a tipografia criativa/experimental.
21h00 - Motion Design, Music Motion e AR Filters
Palestra sobre mercado de animação e conexão de música e animação. Também será abordada a criação de Filtros para Instagram.
Convidado:
Lucas Matheus Binsfeld A.K.A MainovoWorks é Publicitário Artista Criativo (2D-3D) focado em animação e design para música eletrônica e produção de filtros em realidade aumentada. Já trabalhou em várias áreas do audiovisual. Depois da faculdade, se tornou Motion Designer produzindo projetos de varejo e institucionais em produtoras e estúdios. Atualmente, trabalha como freelancer e já fez projetos de lyric videos, animações e visuais para shows para artistas como: Alok, Cat Dealers, Dubdogz, Vintage Culture, entre outros. Possui o canal Professor Youtuber no YouTube, que, desde 2012, ensina muitas pessoas um pouco do conhecimento que ele tem.
Terça-feira (22/09)
19h30 - Ilustração Tradicional x Digital
Dicas de Ilustração e a diferença de técnicas entre o tradicional e o digital, e a importância de cada um separadamente.
Convidada:
Rafaella Tuma é ilustradora 2D, atua como freelancer para diversos segmentos. Há oito anos no mercado como designer, sendo três anos focados em ilustração, se tornou referência nos estilos de traços finos, hachuras e formas suaves. Tem na bagagem jobs para marcas como: Olympikus, Nike, Nações Unidas, Rock´n Rio, Colcci, WWF, Carrefour, Samsung, Go Case, entre outras com trabalhos descolados. Apaixonada pelo que faz, consegue transformar cada traço dos seus desenhos em arte transformando briefings em narrativas.
21h00 - Cultura maker
Uma conversa sobre o movimento maker no Brasil e em Portugal e seu potencial de transformação social.
Convidados:
Tauan Bernardo é designer, foi diretor e cofundador do Garagem Fab Lab na cidade de São Paulo, professor no IED e, hoje, é cofundador do Viva Lab em Portugal.
Vitor Marchi é designer, trabalhou no Garagem Fab Lab e na We Fab, é agente de inovação e gestor de comunidades no Labs Paschoalotto, CITeB Campus e cofundador do Sagui Lab (Bauru).
Rodrigo Moon é designer, pesquisador transdisciplinar, doutorando em Mídia e Tecnologia e autor da dissertação "O movimento maker (...): um estudo acerca dos impactos sociais da rede FAB LAB Livre da cidade de São Paulo".
Profa. Dra. Adeline Gil como mediadora.
Quarta-feira (23/09)
19h30 - Design de Interação e UX (User Experience)
Bate-papo sobre as áreas de Design de Interação e UX (User Experience) e sobre como migrar para UX a partir de outras áreas.
Convidados:
Alex Cortes é UX / UI Designer, especialista em Design Sprint e pós-graduando em User Experience. Tem atuado em projetos de tecnologia e inovação, criando desde aplicativos e sites até interfaces para os mais diversos projetos nacionais e internacionais, hoje como parte do time da Exactaworks - Araraquara/SP. É também líder local do IxDA capítulo São Carlos/Araraquara, que faz parte da rede mundial IxDA (Interaction Design Association) e Design lead no Opensanca.
Dra. Kamila Rios é professora no ICMC/USP São Carlos, com pesquisas de pós-doutorado e experiência no desenvolvimento e avaliação de interfaces, respeitando requisitos de usabilidade e acessibilidade. Tem interesse no estudo das respostas emocionais de usuários e suas experiências durante a interação. Atua também como colaboradora em pesquisas desenvolvidas no laboratório LIFeS (DC/UFSCar) na área de aplicações digitais terapêuticas.
Profa. Dra. Adeline Gil como mediadora.
21h00 - Muito além da cor de pele
Seja de um personagem ou de alguém de carne e osso, por observação ou por criação, os retratos são um dos gêneros mais populares e importantes na arte. Um dos aspectos mais importantes e, possivelmente, intimidadores nesse gênero é a representação satisfatória da pele, a qual pode (ou não) favorecer, e muito, o retratado. Nesse bate-papo, Willian Andrade e André Machado darão dicas sobre como, usando a teoria da cor, conseguimos resultados mais vibrantes ao desenhar peles de várias etnias, seja num estilo mais realista ou numa linha mais estilizada.
Convidados:
Willian Andrade é bacharel em Artes Visuais pela UNESP de São Paulo. Professor de desenho desde 2014, também desenvolve trabalhos de arte-educação junto a instituições culturais. O trabalho com a cor é o cerne de seu trabalho autoral atual.
André Machado é professor de inglês, doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP de Araraquara e artista visual em processo de profissionalização. Tem atuado como arte-educador ao lado de Willian Andrade desde 2017.
Quinta-feira (24/09)
19h30 - Modelagem e Animação 3D no Blender
Mercado 3D com o Blender, novos rumos da modelagem e animação 3D.
Convidado:
Dimitri Paiva é formado em Design Gráfico e atua como motion designer, artista 3D, animador e, também, como diretor. Com mais de 10 anos no mercado, acumulou experiência multidisciplinar, trabalhando para projetos institucionais e também varejo, do lettering aos personagens, do still ao motion; para clientes locais, nacionais e internacionais de todos os portes. Atua como professor na escola online Academia Criativa, ensinando 2D e 3D desde 2014. Realizou trabalhos para Netflix, M. Dias Branco, Multiplay Telecom, Beach Park, Ferrovia Eyewear, entre outros.
21h00 - Design têxtil, materiais sustentáveis e inovação
Nossa convidada contará um pouco sobre sua experiência com Gestão para Inovação, desenvolvendo novos materiais para o setor automobilístico (Volkswagen, Porsche, NIO, entre outros) e para o Design de Interiores, com foco no design têxtil e sustentabilidade.
Convidada:
Marília Biill é formada em Desenho Industrial, com pós-graduação em Gestão do Design e Cenografia e Figurinos, e especialização em gerenciamento. Com mais de 15 anos de experiência profissional, liderando times no Brasil e na Alemanha, tem foco no desenvolvimento de inovação e materiais sustentáveis.
Sexta-feira (25/09)
19h30 - Direção de Arte para projetos Gráficos e Digitais
Principais processos de criação de um diretor de arte na área gráfica e digital.
Convidado:
Rafael Folk é CEO do estúdio com foco em Direção de Arte e Motion Design. Juntamente a uma equipe de parceiros e amigos, cria, conversa, organiza, planeja e executa de acordo com as necessidades do cliente, de forma organizada e criativa, indo direto ao ponto e utilizando o que o vídeo tem de melhor: narrativa, tempo, som, imagem e tudo o que envolve essa maravilha que é a arte em movimento. Prazer, Rafael Folk.
*Programação sujeita a alterações
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI