A cada dia que passa, nos consultórios recebemos homens e mulheres com preocupação exagerada em relação ao próprio corpo. A busca por um corpo perfeito tem se transformado em patologias graves desde o final do século XX. Por isso, nosso curso de especialização visa a oferecer conteúdo e técnicas para que os profissionais possam de aplicá-las no planejamento e implementação de atividades de educação nutricional em diferentes áreas de atuação, com um olhar da Psicologia.
A proposta desta Especialização em Psicologia, Nutrição e Transtornos Alimentares tem como propósito abordar os transtornos alimentares e as formas que tanto a Nutrição quanto a Psicologia podem contribuir para o cuidado desse fenômeno muito presente nos consultórios e clínicas. Além disso, visa a proporcionar um posicionamento crítico aos profissionais de saúde para avaliações da dinâmica psíquica e nutricional dos pacientes portadores deste transtorno.
O curso destina-se a psicólogos, professores, nutricionistas, e especialmente aqueles que têm interesse no estudo dos transtornos alimentares, seja em sua teoria e pesquisa.
Ana Cristina Alves Lima possui graduação em Psicologia (2000) pela Pontifícia Universidade Católica - PUC Campinas e mestrado em Psicologia Escolar (2003) pela mesma Instituição. É doutoranda em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2004.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8173096954364924
Angélica de Moraes Manço Rubiatti possui graduação em Nutrição (2007) pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, mestrado (2005) e doutorado (2008) em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2004.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5017395557016099
Edileia Pereira dos Santos possui graduação em Pedagogia (2007) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, especialização em Psicopedagogia (2010) pela UNICEP, mestrado (2016) e doutorado (2019) em Educação Escolar também pela UNESP (2019).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4771736604417171
Graziela Alves Zanotto Lopes possui graduação em Nutrição pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, especialização em Saúde Pública (2001) e em Docência da Educação Infantil (2004) pela UNESP. É mestre (2006) e doutora (2012) em Alimentos e Nutrição também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7142004625866588
Isabela Lamante Scotton possui graduação em Psicologia (2014) pela Universidade de São Paulo - USP. Tem especialização em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo-Comportamental (2018) pelo Instituto de Psicologia, Educação, Comportamento e Saúde de Rio Preto - IPECS e é mestranda em Psicologia também pela Universidade de São Paulo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0870574179493297
Janaína Bianca Barletta possui graduação em Psicologia (1999) pela Universidade de Brasília - UnB, especialização em Psicologia Clínica da Saúde (2001) pela UnB e em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (2011) pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - FELUMA. É mestre em Psicologia (2003) pela UnB e doutora em Ciências da Saúde (2014) pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Tem pós-doutorado em Psicologia (2019 e 2021) pela Universidade de São Paulo - USP.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5492676188327745
José Ricardo Soares de Oliveira possui graduação em Farmácia Bioquímica (1994) pela Faculdade de Ciências Biológicas de Araras - Fundação Hermínio Ometto, mestrado (1999) e doutorado (2011) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1998.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0028456845144403
Patrícia Meciano Simone Barreto possui graduação em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC, especialização em Gestão Qualidade Total e Reengenharia de Empresas pela Federação das Faculdades Isoladas de Araraquara e mestrado em Ciências Nutricionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6633348595313926
Ao concluir o curso, o egresso estará apto a compreender sobre a necessidade de se avaliar tanto questões psicológicas quanto orgânicas no aparecimento de transtornos alimentares; desenvolver o raciocínio crítico reflexivo, além de propiciar habilidades e competências nos princípios básicos que entrelaçam psicologia e nutrição; levar o indivíduo a pautar todas as suas atividades profissionais compreendendo os aspectos psicológicos, biológicos e consequentemente sociais que envolvem sua prática profissional, de forma humanística, com ética, e responsabilidade, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento dos serviços de profissionais que atendem à essa demanda e desenvolver projetos na área de psicologia, nutrição e transtornos alimentares.
Disciplinas | Carga Horária |
---|---|
Total | 63 |
Fundamentos da Psicologia | 18 |
O Feminino: Modernidade e Subjetividade | 9 |
Formação de Autoconceito, Autoimagem e Autoestima | 9 |
Compreensões Psiquiátricas e Transtornos Alimentares | 9 |
A Constituição do Sujeito e Formação do Sintoma | 9 |
Neurociências e Psicanálise no Tratamento de Transtornos Alimentares | 9 |
Disciplinas | Carga Horária |
---|---|
Total | 108 |
A Ditadura da Beleza e suas Consequências para a Nutrição | 9 |
A Obesidade no Contexto Atual: Identificação e Tratamento Nutricional | 18 |
Anorexia Nervosa: do Descobrimento ao Tratamento Nutricional | 27 |
Terapia Nutricional e Psicológica na Bulimia Nervosa | 27 |
Terapia Nutricional e Psicológica no Transtorno da Compulsão Alimentar, Ortorexia e Vigorexia | 27 |
Disciplinas | Carga Horária |
---|---|
Total | 153 |
Obesidade | 9 |
Obesidade na Infância e Adolescência | 9 |
O Alimento e o Comportamento Alimentar | 9 |
Epidemiologia e Fatores Prognósticos e Comportamentais dos Transtornos Alimentares | 9 |
Tratamento Cirúrgico da Obesidade | 9 |
Acompanhamento Psicológico do Paciente Obeso no Pré e Pós-operatório de Gastroplastia | 27 |
Migração Diagnóstica em T.A. e suas Implicações Prognósticas e de Tratamento Psicológico dos T.A. | 18 |
Intervenção Nutricional no Pré e Pós-operatório de Gastroplastia | 18 |
Modismos Alimentares e Impactos na Saúde e Nutrição | 9 |
Psicofarmacologia e Interdisciplinaridade no Tratamento dos Transtornos Alimentares | 18 |
Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência | 18 |
Disciplinas | Carga Horária |
---|---|
Total | 36 |
Metodologia do Trabalho Científico | 18 |
Prática do Ensino Superior | 18 |
LIBRAS (optativa)* | 18 |
* Disciplina Optativa cobrada separadamente.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC (OPTATIVO)*
*O TCC é opcional conforme legislação vigente e terá custo adicional.
**Esta estrutura curricular poderá sofrer melhorias e alterações.
Ligue ou fale pelo whatsapp (16) 99721-2418 para ter mais informações sobre o curso e descontos.
Confira aqui a relação das empresas conveniadas.
Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 21h e sábado das 8h às 12h.
Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.
Deixe sua mensagem abaixo:
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI