Fique Sabendo!
Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.
O curso de Medicina Veterinária da Uniara é muito completo, com professores experientes e infraestrutura ampla. Aqui você tem a oportunidade de realizar atividades práticas, participar de eventos voltados para os profissionais da área e realizar um estágio para aprender ainda mais com essa profissão apaixonante.
Nossos professores têm experiência acadêmica e também no mercado de trabalho. Eles acompanham a evolução de cada aluno de perto.
Para aprender na prática, nossos alunos têm aulas em dois laboratórios de anatomia descritiva dos animais domésticos, na Clínica-Veterinária da Uniara, na Fazenda-Escola da Universidade e também na Sociedade Hípica de Araraquara.
O curso de Medicina Veterinária da Uniara sempre realiza atividades e participa de eventos para que os alunos possam ter contato com a prática da profissão e aprender cada vez mais.
O mercado de trabalho para o médico veterinário é promissor! Além da possibilidade de trabalhar em uma clínica veterinária ou abrir seu próprio empreendimento, existem diversos concursos públicos destinados ao profissional, tudo assegurado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Na produção de alimentos de origem animal, o médico veterinário é o responsável por verificar se as normas de higiene nas indústrias estão sendo cumpridas. Na indústria alimentícia ou em qualquer outra que use matéria-prima de origem animal, é imprescindível que haja o profissional para fazer o controle.
O profissional também pode atuar na área farmacêutica, com a venda de remédios e aplicação de vacinas. Além disso, há espaço para o médico veterinário no que diz respeito ao desenvolvimento de biotecnologias no setor animal. A partir do conhecimento fisiológico, morfológico e metabólico, o médico veterinário está apto para desenvolver produtos adequados para animais, como cadeirinhas, próteses, entre outros.
A área de veterinária clínica é muito importante pois os animais não conseguem se comunicar verbalmente quando sentem dor e cabe aos médicos veterinários analisar se o animal está doente. É uma carreira em expansão, pois o profissional desta área pode tratar de problemas na pele, no coração, nos rins, no sistema articular, sistema ósseo, entre outros. No curso de Medicina Veterinária da Uniara, os alunos têm a oportunidade de aprender na prática, por meio da Clínica Veterinária da Uniara.
O mercado da cirurgia veterinária é muito amplo, com atuação em pequenos animais (cães e gatos), grandes animais (bovinos e equinos) e animais exóticos (coelhos, aves, répteis). Quando se trata de cães e gatos, ainda existem as especialidades, como oftalmologia, ortopedia, neurocirurgia, oncologia, entre outras. O ensino da Medicina Veterinária voltado para cirurgia começa com peças anatômicas, depois para observação da cirurgia e na sequência o aluno passa a auxiliar o profissional.
Os alunos do curso de Medicina Veterinária da Uniara começam a ter aulas práticas no segundo ano nas disciplinas de farmacologia veterinária e também em semiologia, em que eles aprendem a fazer os exames clínicos (frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura, etc). Quem pretende se especializar para atuar com animais de grande porte têm muitas opções, pois pode se especializar em equinos, ruminantes, na parte clínica, cirúrgica, de reprodução, de diagnóstico por imagem, acupuntura, entre outros.
O médico veterinário pode exercer diversas funções e atividades na área de agronegócio e produção animal. O profissional está presente no cuidado dos animais desde o rebanho, auxiliando na nutrição, na prevenção e no tratamento de doenças. Também pode atuar no meio de produção de alimentos que tenham origem animal, como carne, ovos e leite.
Uma parte muito importante da graduação dos alunos de Medicina Veterinária é a responsabilidade técnica médica-veterinária, pois abrangem todas as questões ligadas à legislação vigente no Brasil no que diz respeito às responsabilidades do médico veterinário. O profissional é o responsável técnico pela fiscalização de produtos de origem animal e também desenvolvimento de produtos para animais.
Uma função muito importante do médico veterinário é garantir a prevenção e controle de zoonoses, que são doenças vindas dos animais que podem atingir as pessoas também. Quem deseja atuar nesta área pode trabalhar em laboratórios e também no setor público, por meio de concursos.
A área acadêmica, que envolve pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, traz um ganho profissional para o aluno. Ele pode fazer especialização, mestrado, doutorado, agregando conhecimento na sua formação e também especificidade em alguns segmentos. A pesquisa na área veterinária envolve questões médicas, de reabilitação de animais de pequeno porte, grande porte e também os silvestres. Também é possível atuar com a saúde pública, principalmente em relação com as zoonoses. É preciso ter uma visão ampla, levando em consideração o ecossistema como um todo.
A área de diagnóstico por imagem está em crescimento pois cada vez temos mais recursos disponíveis, como radiografia, ultrassonografia, tomografia, ressonância, entre outras. Antes de chegar nessa etapa, o aluno precisa aprender as disciplinas básicas, como anatomia e fisiologia, pois esse conhecimento é fundamental para a compreensão do diagnóstico por imagem. O profissional que deseja se especializar nessa área precisa praticar muito e ser metódico, pois o padrão ajuda a ter clareza no diagnóstico do paciente.
A área de reprodução animal na Medicina Veterinária vai muito além da reprodução de animais domésticos. O profissional pode atuar na área clínica, cirúrgica, na prevenção de doenças, com animais de pequeno e grande porte, ou seja, é uma área bem ampla e muito satisfatória para quem deseja seguir neste ramo.
O mercado de trabalho para o médico veterinário que decide se especializar na área de anestesiologia é muito amplo, pois existem especializações, residências e cursos de pós-graduação nesta área. Nossos alunos aprendem a parte de anestesia no terceiro ano do curso, tanto em animais de pequeno porte, como cães e gatos, como em cavalos, bovinos e animais silvestres. As aulas práticas são na Clínica Veterinária da Uniara e na Sociedade Hípica de Araraquara.
Algumas disciplinas básicas ajudam o aluno de Medicina Veterinária a entender o funcionamento do organismo como um todo. É preciso ter conhecimento sobre todos os sistemas, como circulatório, respiratório, esquelético, nervoso central, endócrino, entre outros. Sabendo como o organismo funciona de forma saudável, fica mais fácil saber como ele funciona quando o animal está com uma doença. Assim, os estudantes são capazes de direcionar os exames físicos e clínicos para estabelecer um diagnóstico e propor um tratamento.
A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.
Nossos professores do curso de Medicina Veterinária são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!
O professor Douglas é Coordenador de Medicina Veterinária em Araraquara, e o professor Gabriel é Coordenador de Medicina Veterinária em Matão.
A Uniara oferece Medicina Veterinária no Campus Araraquara e no Campus Matão.
Fique atento em sua inscrição! Os vestibulares são distintos.
O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!
Não é possível formar bons profissionais se a universidade não te oferecer aulas práticas durante sua formação. É por isso que nossos alunos têm aulas práticas nos laboratórios de anatomia descritiva dos animais domésticos I e II, na Clínica Veterinária da Uniara, na Fazenda-Escola da Uniara e também na Sociedade Hípica de Araraquara, por meio de uma parceria.
A Clínica Veterinária da Uniara realiza atendimentos clínicos e cirurgias básicas. Como é uma clínica-escola, os professores são os responsáveis pelo atendimento e os alunos conseguem aprender na prática. O espaço tem um centro cirúrgico bem equipado, então a clínica também está aberta para casos de emergência, oferecendo assim um serviço de extensão à comunidade e uma vivência de muito aprendizado aos estudantes.
Para receber o atendimento na Clínica Veterinária da Uniara não é preciso fazer agendamento antecipado. O cadastro será efetuado mediante a apresentação dos documentos do tutor e do animal. Serão atendidos somente animais domésticos. A clínica fica na avenida Dom Pedro II, 827, esquina com a rua Itália (rua 7), em Araraquara, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Como a Uniara possui diversas graduações na área da saúde, nossa infraestrutura é bem extensa. Os laboratórios de anatomia descritiva dos animais domésticos são completos em relação à osteologia, que é o ramo da anatomia que estuda a estrutura, forma e desenvolvimento dos ossos e das articulações. Nesse laboratório, os alunos também estudam a parte de tecidos moles e do sistema nervoso.
Logo no primeiro ano, os alunos já realizam atividades práticas nesses laboratórios, que também são compostos por cadáveres de animais naturais. Todo o material é acondicionado e mantido em salmoura, o que permite maior qualidade das peças e também faz parte das normas relacionadas à biossegurança.
A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Medicina Veterinária, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.
“Estudar Medicina Veterinária na Uniara é muito gratificante, pois é a realização de um sonho. O curso é excelente, os professores são maravilhosos e a universidade está sempre disponível para ajudar os alunos”.
“O destaque do curso é o corpo docente, que é extremamente qualificado e está inserido no mercado de trabalho. Eles sempre trazem as atualizações do mercado e da medicina veterinária para as aulas, como os tratamentos mais novos e o que é usado atualmente. A coordenação também dá muitas oportunidades de extensão, viagens e visitas técnicas em laboratórios, hospitais e frigoríficos”.
“O curso de Medicina Veterinária da Uniara tem profissionais capacitados, ótimo laboratório e um excelente técnico de laboratório (Adilson). Também tem uma ampla clínica veterinária, salas de aula climatizadas e com data show. As aulas são dinâmicas, com interação dos professores com os alunos, além dos livros e materiais novos para o aprimoramento nos estudos”.
“Minhas expectativas foram superadas. Sou da primeira turma, então era tudo novo para todos, e agora percebo que nós, junto ao corpo docente, ajudamos a construir o curso. O laboratório de anatomia já estava todo equipado, os professores e técnicos sempre estiveram à nossa disposição, ajudando-nos e tirando nossas dúvidas, tanto em relação à matéria quanto ao curso”.
Alunos do primeiro ano do curso de Medicina Veterinária da Uniara estiveram em Cananéia, no litoral sul de São Paulo, onde fizeram um minicurso de capacitação sobre conservação, biologia, manejo e reabilitação de tartarugas marinhas. O intuito foi mostrar quais são os tipos de quelônios marinhos que abrangem o litoral brasileiro, mais especificamente daquela região. O minicurso foi realizado em parceria com o Instituto de Pesquisas Cananéia – IpeC, no qual seus técnicos e veterinários transmitem toda a teoria e a prática, mostrando como é a biologia, a morfologia e a fisiologia dessas tartarugas, além de falarem sobre sua distribuição geográfica e abordarem comportamento, aspectos reprodutivos e hábitos alimentares.
As Ligas Acadêmicas são uma forma prática dos alunos planejarem e desenvolverem atividades relacionadas à profissão, com temas específicos da própria Liga, motivando os alunos e os integrando ao curso. Os estudantes são incentivados a participarem de programas de Iniciação Científica e estão sempre engajados nessas atividades, destacando-se em programas científicos de universidades renomadas.
Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.