A Psicologia Jurídica vem se consolidando como área de atuação em plena expansão e também como importante campo de conhecimento científico. Em interface com as ciências jurídicas, exerce a função de complementaridade, onde o olhar voltado às transformações da sociedade e da instituição familiar permite aos profissionais envolvidos com essas práticas atentarem-se à análise dos processos psíquicos individuais e sociais que governam a natureza humana.
A Psicologia Jurídica, como campo de atuação, se expande em diversas áreas, não mais se restringindo, como antigamente, à elaboração de laudo e assessoramento direto aos magistrados. Nas questões relacionadas à infância, juventude e família, são diversos os profissionais, órgãos e instituições que oferecem apoio e trabalham em conjunto com as Varas de Família e Varas de Infância e Juventude. Nesse sentido, não só os profissionais diretamente ligados ao poder judiciário, como também aqueles que atuam na rede de apoio (profissionais das áreas de saúde, educação, direito e desenvolvimento social) contribuem com o conhecimento, a experiência e o acompanhamento dessa população.
Nas questões relacionadas ao Direito de Família, cada vez mais se torna presente a figura do assistente técnico, devendo este estar atento não só às questões específicas relacionadas ao tema, como também aos procedimentos técnicos e o seu papel social dentro dos processos. Além disso, a necessidade cada vez maior de se preservar os direitos de crianças, jovens e suas famílias, exige dos profissionais ligados a essas práticas, sensibilidade e preparo para lidar com temas específicos, uma vez que a proteção integral dessa população é dever, não só da família e do Estado, mas de todos.
Público-alvo
Profissionais como advogados, psicólogos, entre outros.
*O TCC é opcional e terá custo adicional.
Importante: Por se tratarem de conteúdos independentes, os módulos podem ser oferecidos em uma ordem diferente da apresentada acima.
Possui graduação em Psicologia (2000) pela Pontifícia Universidade Católica - PUC Campinas e mestrado em Psicologia Escolar (2003) pela mesma Instituição. É doutoranda em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2004.
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Universidade de Araraquara – Uniara
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